quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A verdade de cada um

A primeira lição que tirei de tudo o que tenho lido na Internet , é que a verdade é relativa ao grau evolutivo de cada criatura, bem como ao seu nível de compreensão.

É maravilhoso encontrar pessoas dedicadas e esforçadas, que escrevem com propriedade sobre os assuntos que conhecem e dominam. Quem os lê só tem a ganhar, pois adquire novos conhecimentos ou amplia os já adquiridos, principalmente se isto é feito com humildade e a consciência de que, por mais sábios que acreditemos ser, nosso conhecimento é um grão de areia perto das Verdades do Universo.

Porém, é lamentável encontrar pessoas que tentam fazer comparações entre assuntos que mal conhecem, ou conhecem de forma superficial, e até mesmo de forma equivocada. Em primeiro lugar porque certamente estarão faltando com respeito a alguém, e depois porque estarão passando conceitos errados aos leitores desavisados, que ao absterem-se de investigar o assunto com profundidade, ficam a mercê da sua própria ignorância.

Ao depararmos com assuntos que pouco conhecemos, é prudente fazermos uma vasta pesquisa nas diferentes fontes existentes por aí. Falar mal do que não se conhece, por puro preconceito, é demonstração de ignorância e inferioridade.

Hoje, entrei numa comunidade do Orkut em que pessoas mal informadas falavam de Yoga e Espiritismo. Eu não conheço quase nada do Yoga, mas tenho muitos anos de estudo e prática da doutrina Espírita. Algumas pessoas fizeram observações corretas sobre o Espiritismo, apesar de não terem considerado que, assim como em qualquer outra religião, seja no Ocidente ou no Oriente, existem os bons e os maus seguidores. Não é porque é espírita que é bom. Em tudo na vida é preciso ter bom senso e discernimento para separar o joio do trigo. Enquanto existem Casas Espíritas sérias e respeitáveis, outras não passam de puro estrelismo e até charlatanismo.

Pelos conceitos equivocados que li naquela comunidade, está claro que estas pessoas não sabem que o Espiritismo nada impõe e nada proíbe, mas ensina, entre outras coisas, que através da lei de causa e efeito, utilizando-se do seu livre arbítrio, cada criatura é responsável pelos seus atos. Isto quer dizer que vamos colher amanhã, exatamente o que plantarmos hoje, sejamos nós Espíritas, Católicos, Protestantes, Judeus, Hinduístas, Budistas, ou até mesmo ateus.

Quando digo que nós não conhecemos a verdade, refiro-me a verdade que vai além daquela que a nossa limitada compreensão pode alcançar, e parto da premissa de que Galileu quase foi queimado vivo na fogueira porque afirmou que a Terra era redonda. Hoje, ninguém mais duvida que Terra é redonda, embora ela seja achatada nos pólos.

Pequenos aprendizes que somos, arrogantes e preconceituosos, pouco conhecemos das Verdades da vida. Na dúvida, devemos ouvir nossa consciência, porque Deus fala conosco através da nossa consciência. A consciência é o nosso elo de ligação com a Verdade. Aprendermos a lidar com a “voz” da consciência é aprender a ouvir Deus em nós.

Que possamos então trabalhar pela nossa evolução moral e espiritual, expandindo nossas consciências e nos aproximando cada vez mais da “Verdade”.

Um grande abraço.
Namaste.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...