terça-feira, 16 de agosto de 2011

A arte de escrever

Muitos desenvolvem a escrita para compensar a grande timidez contida no ato da fala, mas este não é o meu caso. Para mim, escrever é uma forma de registrar e organizar melhor as idéias. Reconheço que meu domínio sobre a escrita é maior do que sobre a fala, mas não posso dizer que sou tímida. Quando o assunto me interessa falo com a facilidade e o entusiasmo que caracterizam minha personalidade. É verdade que o fato de registrar meus pensamentos pela escrita, sabendo que posso reorganizá-los mais tarde, me dá a liberdade necessária para expressar-me com mais segurança.
Às vezes, as idéias borbulham na mente e me faltam lápis e papel na mão para registrá-las. Em vão eu tento prende-las, com medo de não mais recuperá-las, de forma tão bem elaborada como a do momento original. Quero escrever na hora, como o fotógrafo que, se perder o instante mágico em que seu olho registrou a cena, sua foto nunca mais será a mesma, ainda que a paisagem continue naquele lugar.
O problema da escrita é que às vezes não conseguimos transmitir as emoções que queremos, ou porque nos falta o tom da voz, ou porque o brilho dos olhos está oculto, e a interpretação sempre fica por conta de quem lê. Cada leitor nos julga de uma maneira diferente, de acordo com sua ótica e suas próprias experiências de vida, inevitável “filtro” por onde passam nossas palavras escritas. É preciso treino e sensibilidade para conseguir transmitir as idéias e fazer com que as pessoas entendam a intenção do autor, mesmo assim, às vezes, somos mal interpretados.
O bom disso tudo é que através da escrita o autor tem a possibilidade de instigar a imaginação do leitor, aumentar seu leque de conhecimento, fazer aflorar alguma sensibilidade contida. Esta dinâmica existente entre o autor e seus leitores me encanta e me estimula. É claro que o conteúdo do texto tem papel relevante na qualidade da leitura, podendo educar, informar, instruir, divertir, relaxar, ou até criar discórdia e destruição. Entretanto, de um modo geral, a leitura sempre é uma ótima companhia.
Cabem a nós, leitores, aguçarmos a intuição e o discernimento, optando pelos textos que podem trazer influências positivas em nossas vidas. Os textos com bons conteúdos despertam nosso poder de reflexão, enriquecem nossas vidas e nos transformam em pessoas melhores.
Segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), no livro de sua autoria intitulado A arte de Escrever, “um bom cozinheiro pode dar gosto até a uma velha sola de sapato; da mesma maneira, um bom escritor pode tornar interessante mesmo o assunto mais árido".

Meu blog reflete a paixão que tenho pela escrita, forma organizada e democrática que encontrei para transmitir meus pensamentos e sentimentos. Portanto, dedico este post aos meus queridos leitores, muitas vezes rostos anônimos atrás da tela de um computador, mas que iteragem comigo e me dão a oportunidade de compartilhar tantas histórias diferentes, aumentando a alegria que sinto cada vez que venho aqui escrever.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...