terça-feira, 27 de março de 2012

Festa no céu

Era uma noite típica de verão, daquelas em que o céu fica pontilhado de estrelas e um passeio noturno é quase irresistível. O rapaz observou o céu e ficou encantado. Pensou na grandeza de Deus e quis descobrir os mistérios da natureza noturna. Caminhou até uma praia linda, tão grande que parecia não ter fim, e contemplou o azul do mar. As ondas alcançavam seus pés dando-lhe as boas vindas, depois corriam como para brincar.

O rapaz sentou-se ali mesmo, na areia molhada, e desviando os olhos para o alto percebeu que havia uma festa no céu. As estrelas brilhavam como faróis cintilantes a iluminar toda a Terra. De repente, a lua refletida no mar formou um longo caminho a sua frente, e era tão bela a luz da lua que o rapaz sentiu-se atraído por ela, atirou-se no mar e nadou sem parar.

Cansado de tanto nadar, ainda ofegante, conseguiu alcançar a lua, e neste momento viu-se na porta do céu. Mas como entrar nesta vasta imensidão? – pensou o rapaz meio confuso - seus olhos brilhavam e sua mente fervilhava. Alguns segundos se passaram até que ele pudesse acreditar na fantástica viagem que havia feito.

Ainda admirado, ouviu o som de uma música suave, que vinha de longe, e resolveu segui-la. Chegou, então, no local da grande festa. Lá ele encontrou muitos anjos, todos sorridentes, afinando seus instrumentos musicais. Riu muito com a peraltice das estrelas, que cantavam e pulavam bailando no ar; divertiu-se a beça com as nuvens macias em forma de carneirinhos; estava feliz e animado quando ouviu um enorme ruído, era o trovão que afinava seu trombone.

Neste momento o rapaz acordou, olhou para os lados, e viu que adormecera na areia. Mirou o céu querendo entender alguma coisa mas o céu estava escuro, encoberto por nuvens de chuva. Ouviu novamente o som do trovão e exclamou meio confuso: - Parece que vai chover!

*****

Nota: Escrevi este conto em 17 de outubro de 1980, quando eu tinha 16 anos, e nunca podia imaginar que um dia ele seria publicado num blog. Nem sei se naquele tempo já existia computador... Fiquei feliz quando encontrei meu caderno velho com os contos e poesias que eu escrevia na juventude. Também encontrei vários desenhos daquela época, tempo em que os sonhos eram cheios de esperança.

Espero que você tenha curtido compartilhar minhas memórias, pois pretendo trazer para o blog outras coisas daquela época, e aí quem sabe, possamos juntos, brindar a juventude. 


Nascer da lua
praia de Atami, litoral do Paraná
Foto de Fabiano Diniz

*****


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

sábado, 17 de março de 2012

Recados que a vida dá


Minha irmã sempre diz que nós somos responsáveis pelo o que dissemos, e não pelo o que o outro entendeu. Você consegue imaginar quantos desgastes seriam poupados se fossemos bons entendedores?

Pois é, não importa se a comunicação é oral, sensorial, ou visual, nós sempre vamos absorve-la de acordo com o nosso mundo interior. Como nossa atenção está sempre voltada para nossas carências e necessidades, acabamos por perder o foco.

Engraçado, sempre entendemos a mensagem da forma que melhor nos convém, principalmente quando o recado vem da vida. Quantas vezes a vida diz uma coisa e entendemos outra? Quantas vezes nos deixamos iludir acreditando que desta vez vai dar certo? Nossos sonhos, expectativas, limitações e experiências, são as lentes com as quais vemos o mundo, e dificilmente aceitamos trocar os óculos.

A fome pode ser de pão ou de afeto, pode ser de conhecimento ou de informação, pode ser todas ou nenhuma, só não pode impedir que enxerguemos além das vidraças embaçadas.

Muitas vezes me sinto numa encruzilhada, não sei se escuto meus sentimentos ou os recados que a vida me dá. Eu até poderia evitar frustrações... Mas o que eu faria com os sonhos que alimentam minha alma?

Não podemos esquecer que quem não sonha com a magia de um voo perde a chance de tocar as estrelas. É por isso que eu não quero perder o meu poder de pássaro.

Sendo assim, entre encontros e desencontros, tombos e tropeços, ilusões e desilusões, a vida vai me mostrando que a lição só termina quanto cumpre seu papel de ensinar. Aprendiz que sou, não me privo de nenhuma lição, mesmo quando preciso repeti-las.



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Concurso Literário

Eu gosto muito de interagir com as pessoas, e apesar de saber que a imagem e o som são perfeitamente possíveis no mundo virtual, a escrita ainda é minha forma de expressão favorita. É por isso que eu tenho um blog, é por isso que eu adoro receber comentários no meu blog, é por isso que eu sempre comento nos blogs em que visito.

Assim que entrei na blogosfera conheci a blogagem coletiva, uma forma interessante de escrever, onde vários blogueiros escrevem sobre um tema sugerido por outro blogueiro. Eu já participei de duas blogagens coletivas: “Há amor em mim”, promovido pela Elaine Gaspareto, e “A arteira que mora em mim”, promovido pela doce Keilla. A experiência foi muito boa, conheci pessoas sensacionais, me emocionei com histórias lindas, e recebi muitas visitas no meu blog.

Agora pretendo participar do concurso literário promovido pela Elaine Gaspareto, onde os blogueiros participam escrevendo crônicas, contos, poemas, poesias, etc. Antes, porém, quero aprender um pouco mais sobre estilos literários. Quero descobrir a diferença entre conto e crônica, entre prosa, poema e poesia, depois, quem sabe, escrevo um texto bacana para participar do concurso.

E você? Gosta de escrever? Também quer participar do concurso literário? Ótima idéia! Acesse o link do concurso na figura abaixo e mãos à obra.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Salada de Harussame

Hoje tenho uma novidade bem saborosa, consequencia dos hábitos saudáveis que estou introduzindo nesta nova fase da minha vida. Já que agora o meu dia ganhou 5 horas, ou melhor, deixei de gasta-las no trânsito, tenho tempo até pra cozinhar.

Cozinhar nunca foi o meu forte, mas a possibilidade de fazer uma comidinha saudável, pouco engordativa, de preparo fácil e rápido, está me seduzindo. Esta semana aventurei-me na arte da gastronomia e fiz uma salada deliciosa, sucesso sempre presente nos almoços de Natal da minha família.

A receita é da tia Regina, esposa de japonês, ex-proprietária do primeiro restaurante japonês de Taubaté, e cozinheira de mão cheia. A salada é feita de harussame, um macarrão japonês transparente, bem fininho. Não sei ao certo se este macarrão é feito de arroz ou feijão, mas sei que é muito apreciado na culinária japonesa. Ficou com vontade? Quer aprender como se faz? Então vamos lá, anota a receita, capricha na elaboração do prato, e volta mais tarde para me contar se deu certo.


Ingredientes
½ pacote de harussame fino (macarrão transparente de arroz)
½ pacotinho de kani kama (8 bastonetes)
1 cenoura grande (ralada em tiras compridas)
1 pepino japonês (ralado em tiras compridas)
1 colher de chá de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de gergelim preto torrado
2 colheres de sopa de suco de limão (1 limão)
Sal a gosto

Modo de Preparo
Raspe a cenoura para tirar a casca. Com um ralo tipo japonês, rale a cenoura e o pepino no sentido do comprimento, resultando em tirinhas finas e compridas. O miolo do pepino não dá pra ralar e você pode aproveita-lo de outra forma. Hidrate o macarrão na água fervendo e escorra-o (veja as instruções na embalagem). O macarrão é bem fininho e amoloce rápido, não deixe ficar muito mole. Com as mãos, desfie os bastonetes de kani em tiras finas, no sentido do comprimento. Junte o macarrão, a cenoura, o pepino e o kani, misturando-os de forma uniforme (espalhe-os com ajuda de dois garfos). Tempere com o restante dos ingredientes e leve à geladeira até o momento de servir. Na hora de servir, salpique mais um pouquinho de gergelim para decorar. Bom apetite!

Importante: Não deixe faltar nenhum ingrediente. É justamente a combinação dos ingredientes que dá o sabor especial a receita. Quando fiz pela primeira vez faltou limão e a salada não ficou gostosa.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ser mulher

Escrito por Dilti Xavier Lopes

Ser mulher é muito mais do que acordar cedo todos os dias e preparar o café da manhã das crianças que vão à escola; é muito mais do que ajeitar a gravata do marido, com um belo sorriso na cara, e sair correndo para não chegar atrasada ao trabalho; é muito mais do que atender todos os pedidos do chefe, com competência, profissionalismo e bom humor, mesmo estando num ambiente tenso e estressante.

Ser mulher é muito mais do que estar atenta a todas as necessidades do lar para que nada falte, garantindo a saúde, a alegria e o conforto da família. É muito mais do que colocar um salto alto, passar um batom lindo, e estar ótima naquele vestido novo que precisou de muita dieta para entrar no corpo. É muito mais do que trabalhar o dia inteiro e ainda passar no supermercado, suar na academia, tomar um café com a amiga que está em crise precisando de colo, e chegar em casa a tempo de fazer a lição com as crianças e preparar um jantar delicioso para o marido.

Ser mulher é ter garra, é ter coragem, é ir a luta. Ser mulher é conquistar seu lugar no mundo mesmo quando a vida fala não. Ser mulher é enfrentar todas as dificuldades do caminho sem perder a doçura e a sensibilidade. Ser mulher é mostrar ao mundo que é possível exercer todas e quaisquer atividades profissionais e intelectuais se saindo muito bem. Ser mulher é superar todas as expectativas e brilhar cada vez mais, não só como mãe, esposa e mulher, mas como ser humano. Ser mulher é ter o poder de gerar uma vida, ou de comandar uma nação, sem nunca perder a humildade e a delicadeza de ser mulher.

Parabéns mulheres! Belas, guerreiras e sensíveis, vocês fazem a diferença em qualquer lugar deste planeta.

***

Esta foi minha homenagem a todas as mulheres que fazem parte da minha vida, e as que eu não conheço também, pois sei que todas elas compartilham a alegria de ser mulher. Feliz Dia Internacional Da Mulher!




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Caminhar é preciso...

Todo mundo sabe o quanto a vida sedentária é prejudicial à saúde. Sabemos mas não fazemos nada para mudar. Por falta de tempo, ou disposição, deixamos nosso corpo a mercê da nossa acomodação. É óbvio que o corpo precisa de atividades físicas, mas a vida moderna exige tanto do nosso tempo, da nossa atenção e comprometimento, que acabamos priorizando as coisas que nos proporcionam status, poder, conforto e dinheiro. Grande erro. Ninguém poderá usufruir das suas conquistas materiais e intelectuais se não tiver boa saúde. A saúde é o nosso bem mais precioso.

Você sabia que tudo o que não usamos estraga? É isto mesmo. Estraga, enferruja, emperra, apodrece, ou perde a validade. O mesmo acontece com o nosso corpo, esta abençoada máquina que conduz nossa alma pra lá e pra cá, e isto eu aprendi com muita dor e sofrimento.

Fiquei tanto tempo sedentária que meu corpo “gritou” por socorro. Doía para andar, para abaixar, para tomar banho, vestir roupas, e até para dormir. Meu corpo parecia um robô com as engrenagens enferrujadas, sério candidato ao “ferro velho”.

Isto aconteceu porque foram muitos anos me submetendo a uma rotina cruel. Todos os dias eu acordava às 4h da manhã, ficava três horas sentada dentro de um ônibus para chegar ao trabalho, trabalhava oito horas sentada em frente ao computador, enfrentava mais três horas de ônibus de volta pra casa, e ao chegar, o cansaço era tanto, que eu só conseguia jantar, tomar banho e dormir, para no dia seguinte começar tudo outra vez.

Ufa!! Consegui mudar minha vida. Estou morando na mesma cidade em que trabalho e ainda vou trabalhar a pé. Agora sim, meu corpo está feliz e agradece. Tenho caminhado bastante, e já sinto os benefícios desta prática saudável. Parece banal, mas depois de muitos anos, ontem consegui tomar banho sem sentir dores no corpo.

Na minha segunda semana de caminhadas, uma menina sensacional me inspirou a caminhar muito mais. Nos conhecemos numa reunião de trabalho, e ao final, caminhamos juntas até o Metrô. Eu ia para o cinema e ela ia caminhar mais um pouco, até um ponto de ônibus bem distante dali. De repente, a vida nos surpreendeu e mudou nossos planos. Caminhamos 3 quilômetros até o cinema. Eu quase morri mas valeu a pena, filme bom e companhia super agradável. Era mais do que eu espera para aquele final de tarde. Depois do cinema eu ia pegar um ônibus, mas a disposição da minha nova amiga era tanta, que voltei para casa a pé. Naquele dia eu caminhei quase 8 quilômetros... Nada mal para quem só vivia sentada.

Acredite, caminhar faz uma grande diferença para a sua saúde física e mental. Experimente!
Hei, tá esperando o que?


***


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...