segunda-feira, 5 de março de 2012

Caminhar é preciso...

Todo mundo sabe o quanto a vida sedentária é prejudicial à saúde. Sabemos mas não fazemos nada para mudar. Por falta de tempo, ou disposição, deixamos nosso corpo a mercê da nossa acomodação. É óbvio que o corpo precisa de atividades físicas, mas a vida moderna exige tanto do nosso tempo, da nossa atenção e comprometimento, que acabamos priorizando as coisas que nos proporcionam status, poder, conforto e dinheiro. Grande erro. Ninguém poderá usufruir das suas conquistas materiais e intelectuais se não tiver boa saúde. A saúde é o nosso bem mais precioso.

Você sabia que tudo o que não usamos estraga? É isto mesmo. Estraga, enferruja, emperra, apodrece, ou perde a validade. O mesmo acontece com o nosso corpo, esta abençoada máquina que conduz nossa alma pra lá e pra cá, e isto eu aprendi com muita dor e sofrimento.

Fiquei tanto tempo sedentária que meu corpo “gritou” por socorro. Doía para andar, para abaixar, para tomar banho, vestir roupas, e até para dormir. Meu corpo parecia um robô com as engrenagens enferrujadas, sério candidato ao “ferro velho”.

Isto aconteceu porque foram muitos anos me submetendo a uma rotina cruel. Todos os dias eu acordava às 4h da manhã, ficava três horas sentada dentro de um ônibus para chegar ao trabalho, trabalhava oito horas sentada em frente ao computador, enfrentava mais três horas de ônibus de volta pra casa, e ao chegar, o cansaço era tanto, que eu só conseguia jantar, tomar banho e dormir, para no dia seguinte começar tudo outra vez.

Ufa!! Consegui mudar minha vida. Estou morando na mesma cidade em que trabalho e ainda vou trabalhar a pé. Agora sim, meu corpo está feliz e agradece. Tenho caminhado bastante, e já sinto os benefícios desta prática saudável. Parece banal, mas depois de muitos anos, ontem consegui tomar banho sem sentir dores no corpo.

Na minha segunda semana de caminhadas, uma menina sensacional me inspirou a caminhar muito mais. Nos conhecemos numa reunião de trabalho, e ao final, caminhamos juntas até o Metrô. Eu ia para o cinema e ela ia caminhar mais um pouco, até um ponto de ônibus bem distante dali. De repente, a vida nos surpreendeu e mudou nossos planos. Caminhamos 3 quilômetros até o cinema. Eu quase morri mas valeu a pena, filme bom e companhia super agradável. Era mais do que eu espera para aquele final de tarde. Depois do cinema eu ia pegar um ônibus, mas a disposição da minha nova amiga era tanta, que voltei para casa a pé. Naquele dia eu caminhei quase 8 quilômetros... Nada mal para quem só vivia sentada.

Acredite, caminhar faz uma grande diferença para a sua saúde física e mental. Experimente!
Hei, tá esperando o que?


***


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...