segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Redescobrindo São Paulo

Livraria Cultura - Conjunto Nacional - São Paulo
Numa cidade grande e dinâmica como São Paulo, é natural que as transformações urbanas acompanhem o ritmo acelerado que caracteriza essa imensa Metrópole.

Nos últimos quatro anos morei fora de São Paulo, e mesmo sem perder totalmente o vinculo, já que continuava trabalhando aqui, não pude acompanhar todas as mudanças desta surpreendente cidade. É por isso que agora, estando de volta, me sinto redescobrindo São Paulo.

Semana passada sai por aí, meio sem destino, e fui parar no conhecido Conjunto Nacional situado na avenida Paulista. Quem leu meu post anterior sabe o motivo deste meu passeio inesperado, que apesar de inesperado foi delicioso. Descobri que a tradicional Livraria Cultura, existente naquele endereço desde 1969, cresceu muito e se tornou uma das melhores livrarias de São Paulo. Num espaço lindo, com layout criativo e surpreendente, e acervo de tirar o fôlego, a Livraria Cultura tornou-se um passeio obrigatório para os leitores mais exigentes.

Seu diversificado catálogo conta com mais de dois milhões de títulos, além de CDs, DVDs, Blu-Rays, Games, eBooks, AudioBooks e Revistas. Além de promover palestras, concertos, noites de autógrafos, exposições temporárias, cafés filosóficos e noites de jazz, a megastore conta ainda com um aconchegante café e uma sala de teatro.

A nova Livraria Cultura, que descobri há poucos dias, foi inaugurada em maio de 2007, por ocasião das comemorações de seus 60 anos. Construída no espaço antes ocupado pelo histórico Cine Astor, o projeto tirou partido do piso inclinado da sala de projeção para criar uma identidade visual espetacular.

Uma das áreas da livraria é cheia de pufes, especialmente dedicados aos leitores que gostam de se esparramar enquanto degustam, sem compromisso, os livros que mais lhes interessam. Numa outra área da loja há um espaço destinado ao público infantil, povoado por dragões construídos em madeira, com a missão de estimular ainda mais a fantasia que as crianças encontram nos livros.


Li numa entrevista concedida por Pedro Herz, proprietário e presidente da Livraria Cultura, que mais do que conquistar consumidores, sua grande satisfação é formar leitores, mesmo acreditando que o verdadeiro hábito da leitura seja passado de pai para filho. Apesar da modernidade de suas lojas, ele não abre mão da atmosfera aconchegante existente em cada unidade, lugar onde você pode entrar e sentir-se acolhido.

A Livraria Cultura possui outras filiais em São Paulo, além de Brasília, Campinas, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. E, se estou fazendo propaganda gratuita da Livraria Cultura, é porque gostei muito de conhecer este novo espaço. O antigo Cine Astor, agora tombado pelo Patrimônio Histórico, tornou-se um rico e interessante espaço cultural na mais bela das avenidas de São Paulo. Vale à pena conferir.





É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

2 comentários:

  1. Oi Dilti,
    Soi doidinha pra conhecer a Livraria Cultura, mas ainda não consegui. Quem sabe, qualquer dia, alguém me leva até lá pra eu me divertir e sonhar com uma das coisas que eu mais gosto, que é ler.
    Ainda vou me dar esse presente, com certeza!
    Bjs,
    Marlene
    Flores e Framboesas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene querida, acho que você vai adorar a Livraria Cultura. Venha mesmo, ainda mais que você mora tão perto de São Paulo, não é?
      Aproveita para pegar um cineminha ou fazer outros passeios culturais... Em São Paulo são muitas opções.
      Depois você volta aqui e me conta como foi seu passeio.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...