quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Você é insubstituível

Sim é verdade, nós vivemos num mundo cada vez mais competitivo e capitalista, precisamos “matar um leão por dia” para sobreviver nessa sociedade desigual, precisamos provar nosso valor a cada instante para conquistar espaço no mercado de trabalho, mas também é verdade que cada ser humano é único e especial.

A sabedoria Divina fez com que cada um viesse a esse mundo com um talento único, cabe a você descobrir e desenvolver o seu talento. Cada um é bom numa coisa. Mesmo que você ainda não saiba, há um potencial enorme dentro de você, só esperando ser regado para desabrochar e crescer.

Não existem pessoas fracassadas, o que existem são talentos mal direcionados, e se você não é bom naquilo que faz, talvez seja preciso mudar a rota e trilhar novos caminhos. Acredite em você! Deixe seu talento brilhar!

Não permita que as ameaças, os comentários negativos, a falta de credibilidade, o fantasma da rejeição, o medo do fracasso, e as pressões da vida moderna destruam o melhor que há em você. Seja o que só você pode ser!

Veja se a historinha abaixo te diz alguma coisa.

Na sala de reuniões de uma multinacional, o Diretor, nervoso, falava com sua equipe de gestores. Agitava as mãos, mostrava alguns gráficos, e olhando nos olhos de cada um ameaçava: - Lembrem-se de que ninguém é insubstituível. Isso mesmo, ninguém é insubstituível.

O silêncio pairava no ar. Aquela frase ameaçadora ecoava nas paredes da sala de reunião. Os gestores se entreolhavam e ninguém ousava falar nada. De repente, um rapaz levanta o braço e o Diretor se prepara para triturar o atrevido.

- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? – pergunta o Diretor, meio confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu Beethoven?

O Silêncio foi total e o funcionário continuou:

- As empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização, que quando sai um encontra-se logo outro. Então eu pergunto: quem substituiu Beethoven, Picasso, Albert Einstein, Santos Dumont, Garrincha, Elvis Presley, Tom Jobim, Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Monteiro Lobato, Os Beatles, Jorge Amado, Pelé, Paul Newman, Charlie Chaplin, etc.?

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostavam e o que sabiam fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. Eles mostraram que são sim insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos? De começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar o brilho dos seus pontos fortes ao invés de gastar energia reparando nos seus erros e deficiências?

Fez nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico e Elvis paranóico. O que todos querem é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis resultantes de seus talentos. Cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

E o rapaz continuou:

- Se um gerente ou coordenador ainda está focado em apontar as fraquezas de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas, ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola, ou Beethoven por ser surdo, e o mundo teria perdido todos esses talentos.

Olhando a sua volta, o rapaz reparou que o Diretor olhava para baixo pensativo. Então, voltou a dizer nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural das coisas, os rios seriam retos, não haveria montanhas, nem lagoas, cavernas, homens ou mulheres, nem chefes, nem subordinados, apenas peças. Eu nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões foi para outras moradas, ao iniciar o programa seguinte o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a partida do nosso irmão Zacarias, e hoje, para substituí-lo, vamos chamar... ninguém... pois o nosso Zaca é insubstituível." – concluiu o rapaz e o silêncio foi total.

(Adaptação do texto de Juliana Blazissa Stroppa)

Nunca se esqueça, você é um talento único, seja o que for que você faça coloque amor e alegria, e certamente ninguém te substituirá! Faça da crítica um degrau para a escalada do seu sucesso.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...