sábado, 20 de julho de 2013

Como converter arquivos entre as versões do AutoCAD

Nós, usuários do AutoCad, sabemos que nem sempre é possível trabalhar com a ultima versão do software lançada pelo fabricante. Por isso, para abrir um arquivo gerado em versão mais recente, você pode usar o software CAD DWG TrueView, que é gratuito e possibilita a visualização, a plotagem e a conversão de arquivos DWG. 

O software DWG TrueView converte somente arquivos DWG para versões mais recentes ou mais antigas, ele não converte para outros formatos, como o DXF ou o DWF. Este visualizador se baseia na mesma tecnologia de visualização do software AutoCAD, por isso você tem a garantia de obter a máxima fidelidade em termos de desenho.

RECOMENDAÇÃO: Antes de seguir este tutorial faça uma cópia de segurança do arquivo a ser convertido, assim você não perde o arquivo original caso alguma coisa saia errado.

IMPORTANTE: Este procedimento salva o arquivo convertido por cima do arquivo anterior, portanto, se você pretende guardar as duas versões, é muito importante que siga a recomendação acima. O arquivo a ser convertido não deve estar na área de trabalho (desktop) da sua máquina, crie uma pasta para ele.

ATENÇÃO: Outro inconveniente facilmente resolvível é que, após a instalação do DWG TrueView, os arquivos DWG que você tentar abrir com duplo clique abrirá com este visualizador. Eu não sei por que isto acontece, mas a solução está no 5º passo deste tutorial.

Agora siga os passos abaixo para converter os arquivos entre as versões do AutoCAD.

1º passo: Depois de instalar o DWG TrueView na sua máquina abra o software e clique no ícone que dará inicio a conversão (ver figura abaixo).


2º passo: Escolha a versão desejada para a conversão do arquivo e deixe-a selecionada. Clique no ícone para adicionar o arquivo a ser convertido e procure-o dentro da sua máquina (o arquivo não pode estar aberto).


3º passo: Após adicionar o arquivo ele aparece listado na janela “Files Tree”. Clique sobre o nome do arquivo para seleciona-lo e confira a visualização do arquivo na janela “Preview.”



4º passo: Clique no botão “Convert”, espere o processo de conversão terminar (costuma ser rápido) e clique em Close para fechar a janela. 


Ao abrir uma janela perguntando se você quer salvar a lista atual dos arquivos você pode responder não.


Pronto, seu arquivo já foi convertido. Lembre-se que ele foi salvo sobre o arquivo anterior (sobrescrito), portanto está na mesma pasta em que estava o outro. Se você pretende guardar as duas versões, é muito importante que siga a recomendação dada no início deste tutorial. Junto com o arquivo convertido você irá encontrar outros dois arquivos, um com extensão txt e outro com extensão bak. Você não vai precisar desses dois arquivos, guarde apenas o dwg.


5º passo: Se você der um duplo clique sobre o arquivo que acabou de converter, ele abrirá com o visualizador CAD DWG TrueView. Todos os outros arquivos DWG da sua máquina também abrirão com este visualizador e não ficarão editável. Para resolver este problema você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo DWG e escolher:

Abrir com / Escolher programa padrão... Escolha o programa AutoCAD Application.



6º passo: Abra o arquivo com duplo clique e certifique-se de que ele está abrindo com o AutoCAD. Agora repita a operação do 5º passo e, ao invés de escolher o programa AutoCAD Application, escolha AutoCAD DWG Launcher, mas não se esqueça de marcar a opção “Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo”.


NOTA: O programa AutoCAD DWG Launcher permite que você abra vários arquivos DWG na mesma janela. É muito mais prático gerenciar os arquivos pelo “Window” da barra de menu do AutoCAD. Ou seja, você precisa garantir que a associação do seu arquivo DWG esteja no programa AutoCAD DWG Launcher, e não em Aplication, se não for assim cada arquivo do DWG vai abrir em uma janela diferente.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

3 comentários:

  1. Nossa! Como fiquei feliz de encontrar o seu blog!!! Cara, vc sabe mto de CAD!!! A única coisa que acho que pode melhorar um pouquinho são as imagens printadas que vc inseriu de quais ícones usar, entretanto suas explicações são minuciosas e me ajudaram mesmo sem conseguir ver a imagem direito!!!!
    Espero que continue postando mais ajudas sobre o CAD, porque eu tenho apanhado e mto!!!! bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaa ! salvou meu dia ! Deus abençoe seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...