sábado, 15 de setembro de 2012

Como converter arquivos 3ga em MP3

(post atualizado em 20/11/13)

Se você chegou até aqui, já deve saber que 3ga é o formato do arquivo gerado pelo gravador de voz do seu celular ou smartphone.


Para quem pretende ouvir as gravações de áudio no próprio celular, o arquivo 3ga será reproduzido sem problema nenhum, mas se a idéia é ouvi-las no PC, os arquivos 3ga deverão ser convertidos para mp3, ou qualquer outro formato suportado pelos players do PC. Mas não se preocupe, não será preciso baixar nenhum conversor de arquivos, a solução é bem mais simples do que parece.


Em primeiro lugar, transfira o arquivo 3ga do celular para o PC. Agora faça uma cópia de segurança, pois se algo der errado na conversão você não perde o arquivo original, certo?

Muito bem, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo, escolher RENOMEAR, mudar a extensão do arquivo e dar enter. Neste momento o Windows abrirá uma janela avisando que se a extensão do arquivo for alterada ele pode ficar inutilizável, e você deve clicar em "Sim".


Da primeira vez que escrevi este post, minha sugestão era renomear o arquivo  .3ga para .mp3 e pronto, ele continuaria executável e poderia ser ouvido no seu PC. Eu fiz o teste com os meus arquivos, renomeando-os para três diferentes formatos (mp3, wav e wma), e todos funcionaram perfeitamente no PC, com a vantagem de que o tamanho final de cada arquivo não mudou nada, conforme pude constatar na propriedade dos arquivos:
- Voz 001.3ga = 5,07 MB (5.317.917 bytes)
- Voz 001.mp3 = 5,07 MB (5.317.917 bytes)
- Voz 001.wma = 5,07 MB (5.317.917 bytes)
- Voz 001.wav = 5,07 MB (5.317.917 bytes)

Acontece que recebi muitos comentários falando que "Essa dica não converte o arquivo apenas engana o windows pra abrir-lo em um programa específico." Realmente, isso é verdade. Então resolvi editar este post e oferecer outra opção para quem deseja ouvir os arquivos 3ga no PC.

VEJA A SEGUIR A PARTE NOVA DO POST

A ideia aqui é simplificar, por isso não vou indicar nenhum software de conversão de áudio. Sem precisar instalar nada no seu PC, você poderá fazer a conversão on-line dos seus arquivos de áudio. Para isso vamos usar o site http://media.io/


1º passo:
Mude a extensão do arquivo 3ga para 3gp (lembre-se de fazer antes uma cópia de segurança).

2º passo:
Acesse o site media.io e para começar o processo de conversão clique em "Select Files to Upload" para selecionar o arquivo.


3º passo:
Agora escolha o novo formato que deseja para o seu arquivo e clique no botão correspondente. Em seguida escolha a qualidade do som e clique no botão escolhido. Recomendo a qualidade extreme, mas lembre-se de que quanto maior a qualidade mais pesado o arquivo ficará. Depois de escolher as opções clique no botão "Convert".



4º passo:
Espere o processo de conversão ser concluído e faça o download do arquivo convertido para a sua máquina. Pronto, divirta-se!




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

94 comentários:

  1. Sinto informar: essa dica simplesmente nao funciona. A extensão identifica o conteudo do arquivo. O conteudo de cada tipo de arquivo(mp3, wav, 3ga) é diferente, e este conteudo não "muda" só por mudar a extensão do arquivo. Tem que ter um software para fazer a conversao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, nós não queremos mudar o conteúdo do arquivo, apenas queremos mudar a extensão do arquivo para que ele rode em outros programas.
      Acho estranho você falar que não funciona, pois antes de postar aqui eu fiz vários testes e todos eles funcionaram.
      Gostaria de saber se você fez o teste. Caso tenha feito, gostaria de saber em qual programa você tentou ouvir o arquivo com a extensão renomeada. Recebendo estas informações, talvez eu possa te ajudar.
      Grata pela colaboração

      Excluir
    2. Dica super legal, gravei todas as aulas da faculdade e implesmente ficava limitado ao uso do celular. Agora estou bem mais confortável em ouvir no PC.
      Funcionol direitinho.

      Excluir
    3. No meu funcionou numa boa

      Excluir
    4. Valeu Diti Xavier Lopes, obrigado! Eu gravei um ruído que um colega de trabalho fazia e graças à sua dica, eu pude convertê-lo de 3ga para mp3 e assim usar o gemido dele como toque de celular (risos), agora vou poder tirar uma onda lá no trampo ...rs...

      Abraços!

      Luizinho

      Excluir
    5. Funcionou muuuuuuuuuuuuuuuuito bem!!!!

      Excluir
  2. Eu fiz e funcionou sem problemas, tambem pensei que não fosse funcionar,mas pelo menos no meu windows 7 fincionou

    ResponderExcluir
  3. no meu deu muito certo. certo mesmo muidei e windos media plaer rodo falando q talvez consequiA RODAR E RODO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veiga e Vitor, obrigada pelo feedback de vocês, se funcionou pra mim e pra vocês, é sinal que vai funcionar pra muitas outras pessoas. Eu achei este método muito prático, por isso compartilhei aqui no blog. É muito bom poder compartilhar nossos aprendizados e ajudar outras pessoas.
      Valeu!
      Um abraço

      Excluir
  4. Muito obrigado, deu muito certo! Valeu mesmo... Parabéns pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marconi, que bom que deu certo, né?
      Fico feliz em ter ajudado.
      Quando eu descobrir outras coisas posto aqui, ok.
      Um abraço.

      Excluir
  5. eu fiz e funcionou sem problemas!

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, no meu não deu não. Que saco...

    ResponderExcluir
  7. Muito fácil mesmo. Fiz exatamente como manda o figurino e deu muito certo..Valeu...

    ResponderExcluir
  8. Segui suas orientações e deu certo. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Tudo certo, funcionou perfeitamente. Apenas alterando a extensão do arquivo é possível fazê-lo rodar em outro software. Parabéns Dilti Xavier Lopes, repassarei o endereço do seu blog para os meus amigos. Muito bom.

    ResponderExcluir
  10. deu certim certim....quém disser que não funciona é pq não sabe nem o que é mouse...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Funciona para reproduzir, mas o Windows Media player nao reconhece arquivos de audio renomeados para, por exemplo, gravad um CD de áudio. É uma pena.

    ResponderExcluir
  12. No meu também não deu

    ResponderExcluir
  13. Cara Dilti, se o arquivo rodou normalmente após a mudança da extensão, significa que ele rodaria sem mexer nela.

    Como o amigo anonimo do dia 04/10/12 falou... mudar a extensão não muda em nada o arquivo... portanto... basta vc executar o arquivo com a extensão original no media player que ele irá rodar.

    Lembrando... independente de funcionar ou não... mudar a extensão do arquivo não muda seu conteúdo e não o torna mais ou menos compatível... faça o seguinte teste... Modifique a extensão do mspaint.exe (o paint de desenho) para .mp3 e veja se o paint vira um mp3 e toca alguma coisa... não tem sentido né? É o mesma coisa que mudar de 3ga para mp3... a diferença é que os 2 são arquivos de audio.

    Tente também mudar a extensão do arquivo explorer.exe para explorer.jpg e ver se aparece uma imagem do windows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também não deu certo. É só abrir o arquivo em uma janela e exibir os arquivos nela expostos de forma "detalhe", você verá na hora de renomear, que a extensão realmente não muda.

      Excluir
  14. Essa dica não converte o arquivo apenas engana o windows pra abrir em um programa específico, mas para isso é só alterar o programa padrão para abrir uma extensão, ou seja, não precisa dessa alteração de extensão.

    ResponderExcluir
  15. muito interessante adorei muito rápido e pratico continue a posta essas informações pois ajuda muita gente

    ResponderExcluir
  16. Valeu a dica, pois uso meu cel. pra gravar as aulas na facul. e ele só grava em formato 3ga. Usei essa dica e comigo deu certíssimo. Baixei no meu not e ouço em formato mp3. Agradeço a ajuda, foi de grande valia. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. No meu Windows 7 não funfou. Renomeei como tu disse e não apareceu nenhuma tela de aviso pra mudar ou não....Como faz?

    ResponderExcluir
  18. Fredson 12/03/2013
    Obrigado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Consegui sem problemas. Obrigado pela dica, Dilti!

    ResponderExcluir
  20. Converti para wma somente mudando a extensão. Prefiro wma pois já abre direto no WMP.

    ResponderExcluir
  21. Muito Obrigada, eu estava procurando programas para converter quando me deparei com a sua sugestão, simples, prática e funciona perfeitamente.

    Therezinha

    ResponderExcluir
  22. muito bom... sem conversores com uma praticidade que assusta por ser tão obvia... parabéns e muito obrigado... Que Deus abençoe com força!!!!! vlw

    ResponderExcluir
  23. Excelente! Funcionou perfeitamente para mim. Obrigado

    ResponderExcluir
  24. funfou lindamente vlw

    ResponderExcluir
  25. muito obrigado pela dica !!!!
    abraços :D

    ResponderExcluir
  26. me ajudou demaaaaaaaaaaaaaaaaais!
    gravei todas as aulas da faculdade e quase tive um troço quando eu vi que não tava dando para abrir o arquivo.
    consegui agora! ufa. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, agora consigo escutar as aulas da faculdade! Obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Não funcionou no meu Windows 8. Fiz exatamente o que você mandou mas quando tentei abrir nos programas de áudio, não executou, disse que não era compatível. Tentei o Media Player, o Real Player, o Quick Player...

    ResponderExcluir
  29. Funciona perfeitamente!! Ótima dica...

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  30. moça, boa noite. E pra mudar de forma que possamos ouvir no carro?

    ResponderExcluir
  31. Nossaaa funcionou perfeitamente...Salvou minha vida rsrs já estava desesperado pq não abria em nenhum programa, mais ainda bem q com suas dicas consegui...OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  32. Beleza de creuza, FUNCIONA!!!

    ResponderExcluir
  33. legal,funcionou,obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Show de Bola!!!! Só troquei a extensão do arquivo para MP3 e deu certo. Muito obrigado!!!
    Abraços - Gustavo

    ResponderExcluir
  35. Ola, somente gostaria de registrar e me ajudou muito, ja estava até com a janela do baixaki aberta. Simplesmente feito perfeito obrigado pela dica !!!
    vlw

    ResponderExcluir
  36. Dica fantástica, perfeita!!Muito obrigada!
    Beth

    ResponderExcluir
  37. Muito bom! Resolveu meu problema, obrigada :)

    ResponderExcluir
  38. Super me salvou!
    Obrigada :D

    ResponderExcluir
  39. No WPX funcionou perfeitamente!Vlw pela dica!

    ResponderExcluir
  40. Funciona mesmo, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  41. Perfeito! Muito obrigada pela dica ;D

    ResponderExcluir
  42. Adorei a dica! funciona mesmo!

    ResponderExcluir
  43. Fiz como você disse, e o arquivo só rodou no KMPlayer, com a extensão .mp3. No WMP não rodou de jeito nenhum. Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Fiz e deu certo no Windows 8

    ResponderExcluir
  45. Valeu, Diti!! Funcionou e me resolveu um problemão!!. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  46. DEU CERTINHO VLW VCS SÃO 10 OBRIGADO! ;)

    ResponderExcluir
  47. Valew funcionouuu tao faciu eu aki me matando kkkk

    ResponderExcluir
  48. Que maravilhaaaaaaaa!! Muito shooooow!! Funcionou perfeitamente! Obrigado querida!

    ResponderExcluir
  49. Mto bem, sem complicações em mandar p/ o programas e converter
    vlw !

    ResponderExcluir
  50. Funcionou perfeitamente!!! E de uma forma simples e rápida! Muitíssimo obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  51. Comigo funcionou também, obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  52. Funcionou perfeitamente!
    Obrigado, Dilti.

    ResponderExcluir
  53. Fabiana Ramos29/09/2013, 14:35

    Muiiiiito obrigada!! Me salvou!! Que Deus continue derramando muitas bênçãos sobre ti e sua família!!

    ResponderExcluir
  54. excelente funcionou aqui.obrigado

    ResponderExcluir
  55. Silvia Ortolá14/10/2013, 13:43

    muito bom! consegui tranquilo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. Silvia Ortolá14/10/2013, 13:43

    funcionou! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Thanks você ajudou muito.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  58. Eu não consegui, mudei para tds os tipos e nenhum abriu!

    ResponderExcluir
  59. Super valeu!! nunca imaginei que seria tão fácil!

    ResponderExcluir
  60. Super legal a dica!
    Muito importante passar informações desse tipo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  61. querido obrigado, funcionou num simples toque
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  62. Obrigada.. me salvou... hehehhe... :D

    ResponderExcluir
  63. Ótimo, funcionou pra mim tb, boa dica.. Pois eu não queria converter, só ouvir.. pra converter realmente tem que mudar o conteúdo do arquivo, não a extensão ..

    ResponderExcluir
  64. Comigo deu certo só mudando o nome o arquivo!!!! Obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  65. Olá Dilti,
    Suas instruções foram usadas por mim sem eu mesmo saber delas..rs
    É isso mesmo, fiz isso sem entender muito de pc mas acabou dando certo eu ouvir os arquivos que gravei em meu celular, porém o grande problema é que da primeira vez eu escrevi "GPP" e não "mp3", ai fod... um arquivo aqui.
    Cheguei até você pesquisando na net uma solução para meu problema, e verifiquei que sua dica é o solução, mas eu preciso resolver um problema..rs
    Se puder me ajudar agradeço.
    Vlw.

    ResponderExcluir
  66. Deu muito certo brigada

    ResponderExcluir
  67. Muito Obrigaaada! Deus te abençoe muito! já estava louca aqui! você é um anjo e que Deus te recompense! :)

    ResponderExcluir
  68. Muito obrigado deu certo, desde já agradeço.,

    ResponderExcluir
  69. Funcionou direitinho.
    Obrigado pela dica.
    Carlos

    ResponderExcluir
  70. Muitíssimo obrigada!!! Você não tem ideia do quanto me foi útil...
    Deus te abençoe grandemente!!! Deu certíssimo!!!

    ResponderExcluir
  71. Converter arquivo de audio em texto?
    Gravo minhas aulas da faculdade em um MP3 player e gostaria de converter o arquivo gravado para texto.Como faço?

    ResponderExcluir
  72. Funcionou perfeitamente, muito obrigado, salvou uma vida. Ps.: nunca teria pensado nisso, é muito fácil.

    ResponderExcluir
  73. obgdo, parabéns pela utilidade do seu arquivo, funciona muito bem!

    ResponderExcluir
  74. Pra mim já funcionou só renomiando. obrigado me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  75. Cara, vc é o máximo,da outra vez tive que baixar um programa para fazer isso. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  76. Agradeço de coração a ajuda que hoje recebi desta sua explicação,
    deu certo e já estou a aula.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...