domingo, 5 de maio de 2013

Será que a vingança compensa?


Alguns sentimentos só se dissolvem mesmo com o tempo, e a mágoa é um deles. Aos poucos, o tempo vai apagando do seu coração o mal que te fizeram, e você consegue até perdoar seus agressores. Ainda bem que existe o tempo, esse sábio conselheiro que nos faz refletir e esquecer as dores do passado.

Dizem que a vingança é um prato que se come frio, mas você pode mudar este ditado popular, e nem deixar que a raiva cresça dentro de você. Fique certo de uma coisa, o maior prejudicado quando planejamos uma vingança somos nós mesmos, pois este sentimento ruim nos contamina e se transforma em doenças. Fala sério, ninguém quer ficar doente por causa de um idiota que nos magoou. Então, a melhor solução é perdoar e esquecer.

É exatamente isto que eu tento fazer com uma colega de trabalho arrogante e insensível. Essa, ainda não aprendeu que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Ela trata as pessoas com tanto desprezo e arrogância, que chega a ser um desrespeito com a dignidade humana. Se você não se enquadra ao perfil dela, você é ignorado, ridicularizado, e tratado com aspereza. Parece que ela não conhece o significado das palavras fraternidade, humildade, tolerância, generosidade... Alguma qualidade ela certamente tem, pois ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim.

A última agressão moral que ela me causou, desequilibrou tanto o meu bom senso, que de repente me vi maquinando um jeito de dar o troco. Mas logo fui socorrida com a lembrança da parábola “O Mestre e o Escorpião”.

Esta parábola nos ajuda a aceitar os “escorpiões” que convivem conosco. Nos mostra que não podemos mudar a natureza de quem nos faz mal, mas podemos e devemos melhorar a forma como reagimos as agressões recebidas. 

Se você também convive com um “escorpião”, saiba que cada um dá aquilo que tem. Quem é gentil distribui gentilezas, quem é grosso dá coices e patadas. Cada qual conforme sua natureza. A vingança nunca compensa, ela retarda sua evolução, aumenta seus débitos com a vida, e coloca você na mira da lei de ação e reação.

Confira, abaixo, a parábola que aliviou meu coração e me ensinou que é bem melhor ser vítima do que ser algoz.

O Mestre e o Escorpião













Certo dia, ao passar por uma ponte com seus discípulos, um mestre oriental viu um escorpião se afogando.

Rapidamente meteu-se na água para salvar o bichinho, pegando-o com as mãos. Enquanto tirava o escorpião da água, o bichinho o picou, e a dor foi tanta que o mestre soltou o escorpião.

Caído novamente na água, o escorpião se afogava outra vez, enquanto o mestre tentava salva-lo. Novamente o escorpião o picou. Então, o monge correu até a margem do rio, pegou uma folha de árvore, e entrou na água de novo. Usando a folha de árvore o mestre conseguiu salvar o escorpião.

Os discípulos, que assistiram toda a cena, exclamaram penalizados:

- Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Deixasse-o se afogar, seria um a menos a machucar as pessoas. Ele não merecia sua compaixão. Veja como reagiu, picou a mão que o salvava!

O mestre ouviu todos os comentários e respondeu com bondade:

- A natureza do escorpião é picar, e isto não pode mudar a minha natureza, que é ajudar. Eu tenho que seguir a minha própria natureza, e não posso permitir que a natureza do escorpião altere isto.



*****


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...