segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O papel do arrependimento


O arrependimento tem uma grande influência na transformação interna de cada criatura e, ao contrário do que possa parecer, o arrependimento é essencial para a nossa evolução. A verdadeira transformação só começa com o arrependimento.

Sempre ouviu dizer que é errando que se aprende, e isto faz sentido, pois a prática leva à perfeição. Mas quando o erro é de comportamento, a maioria de nós só aprende depois de “cair” muitas vezes. Acontece que o “tombo” causa dor e sofrimento, e ninguém gosta de sofrer, não é mesmo?

Geralmente, o arrependimento só acontece quando estamos cansados de tanto sofrer, quando estamos esgotados, sem forças, sem ânimo e sem esperança. Quem está no caminho errado não pode evitar o sofrimento, mas sempre é tempo de voltar atrás, de reavaliar os enganos cometidos, de reencontrar o caminho da paz.

O arrependimento sempre trás sentimento de culpa, mas também pode trazer o desejo de melhora e o esforço de superação. A diferença entre o remorso e o arrependimento é justamente esta: o esforço de superação.

Enquanto o remorso mantém a pessoa estagnada porque gera um sofrimento infrutífero, o arrependimento promove a transformação porque gera um sofrimento que amplia a consciência, que oferece novos caminhos, que busca a correção de comportamentos equivocados.

Errar faz parte do nosso processo de evolução. Reconhecer o erro, se arrepender verdadeiramente e transformá-lo em oportunidade de crescimento, faz parte do nosso amadurecimento espiritual. Quantas coisas você já aprendeu com seus erros? Ou você é do tipo que nunca erra? Quantas vezes você admitiu que estava errado? Cuidado! Pessoas que vivem justificando seus erros, que não assumem a responsabilidade sobre eles, que achando que o erro sempre é do outro, dificilmente saem do lugar. Pessoas assim andam em círculos, não evoluem, e não chegam a lugar nenhum.

A transformação faz parte do nosso crescimento. Você sabia que a depressão é um aviso da alma dizendo que precisamos nos transformar? Acho isto muito profundo, e refletindo um pouco mais percebi que a febre nada mais é do que um aviso do corpo dizendo que nosso organismo está sendo atacado por alguma infecção. É a natureza agindo a favor da nossa preservação.

Preserve sua alma! Transforme-se! Quando estiver errado, reconheça o seu erro e aprenda com ele.


“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. (Chico Xavier)



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...