terça-feira, 18 de outubro de 2011

Horário de verão no Brasil e no mundo

Você conhece a história do horário de verão? Então você já sabe que quem idealizou o horário de verão foi o americano Benjamin Franklin. Mas será que você sabe em qual ano foi adotado o primeiro horário de verão brasileiro?

Se quiser ler mais informações sobre o horário de verão clique aqui.


HORÁRIO DE VERÃO NO MUNDO

Além do Brasil, muitos países fazem mudanças no horário convencional para aproveitar mais a luminosidade do verão. O horário de verão é adotado em toda a Europa, na maior parte da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), em grande parte dos países que formam a antiga União Soviética, em vários países do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália e Nova Zelândia), em alguns países da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Nos países do Hemisfério Norte o horário de verão é adotado de março a outubro, e do Hemisfério Sul de outubro a março.




HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL

Este ano se inicia a 41ª edição do horário de verão no Brasil (2011/2012). As regras da mudança de horário sempre forão regulamentadas por decreto, publicado a cada ano em que o horário de verão era adotado no país.

Em 8 de dezembro de 2008, o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para os futuros horários de verão, evitando que novos decretos sejam publicados a cada ano.

Desta forma, ficou instituído que a hora de verão de todos os anos, tem início a zero hora do terceiro domingo do mês de outubro, e termina a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, adiantando-se 60 minutos em relação a hora oficial do país.

No ano em que houver coincidência entre o fim do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Portanto, o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.


PERÍODOS EM QUE VIGOROU O HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...