sexta-feira, 9 de março de 2012

Salada de Harussame

Hoje tenho uma novidade bem saborosa, consequencia dos hábitos saudáveis que estou introduzindo nesta nova fase da minha vida. Já que agora o meu dia ganhou 5 horas, ou melhor, deixei de gasta-las no trânsito, tenho tempo até pra cozinhar.

Cozinhar nunca foi o meu forte, mas a possibilidade de fazer uma comidinha saudável, pouco engordativa, de preparo fácil e rápido, está me seduzindo. Esta semana aventurei-me na arte da gastronomia e fiz uma salada deliciosa, sucesso sempre presente nos almoços de Natal da minha família.

A receita é da tia Regina, esposa de japonês, ex-proprietária do primeiro restaurante japonês de Taubaté, e cozinheira de mão cheia. A salada é feita de harussame, um macarrão japonês transparente, bem fininho. Não sei ao certo se este macarrão é feito de arroz ou feijão, mas sei que é muito apreciado na culinária japonesa. Ficou com vontade? Quer aprender como se faz? Então vamos lá, anota a receita, capricha na elaboração do prato, e volta mais tarde para me contar se deu certo.


Ingredientes
½ pacote de harussame fino (macarrão transparente de arroz)
½ pacotinho de kani kama (8 bastonetes)
1 cenoura grande (ralada em tiras compridas)
1 pepino japonês (ralado em tiras compridas)
1 colher de chá de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de gergelim preto torrado
2 colheres de sopa de suco de limão (1 limão)
Sal a gosto

Modo de Preparo
Raspe a cenoura para tirar a casca. Com um ralo tipo japonês, rale a cenoura e o pepino no sentido do comprimento, resultando em tirinhas finas e compridas. O miolo do pepino não dá pra ralar e você pode aproveita-lo de outra forma. Hidrate o macarrão na água fervendo e escorra-o (veja as instruções na embalagem). O macarrão é bem fininho e amoloce rápido, não deixe ficar muito mole. Com as mãos, desfie os bastonetes de kani em tiras finas, no sentido do comprimento. Junte o macarrão, a cenoura, o pepino e o kani, misturando-os de forma uniforme (espalhe-os com ajuda de dois garfos). Tempere com o restante dos ingredientes e leve à geladeira até o momento de servir. Na hora de servir, salpique mais um pouquinho de gergelim para decorar. Bom apetite!

Importante: Não deixe faltar nenhum ingrediente. É justamente a combinação dos ingredientes que dá o sabor especial a receita. Quando fiz pela primeira vez faltou limão e a salada não ficou gostosa.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

2 comentários:

  1. Vim retribuir a visita ao Reticencias...
    E gostei dessa janela aberta, pássaro que sou sempre que puder vou pousar nessa janela. rs
    Quanto a receita, sou até suspeita! Adoro comida japoneza e ando mesmo precisando de comida saudável (gastrite), pena que sou péssima cozinheira rs

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Diltinha, adorei...mas sou suspeita não é?
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...