quinta-feira, 19 de abril de 2012

A luta do bem contra o mal


Sabe aquela cena tipica de desenho animado, onde o bem luta contra o mal na forma de um anjinho e um diabinho? O anjinho sopra coisas boas em um dos nossos ouvidos, enquanto o diabinho sopra coisas ruins no outro. Pois bem, hoje fui protagonista de uma cena como esta.


Eu gosto muito de comprar livros usados em sebos, os preços são melhores e sempre há livros interessantes, bem conservados, e até raros. Tento passar estes conceitos aos meus sobrinhos (não tenho filhos), na esperança de que eles desenvolvam o hábito da leitura e aprendam a dizer não ao consumismo.

Muito bem, estava eu no sebo, comprando livros para o meu sobrinho, quando uma senhora se aproximou do balcão perguntando por um livro espírita. O vendedor procurou no computador e respondeu que eles não tinham aquele livro.

Até aí, nada de mais. Acontece que eu tenho quatro livros iguais ao que a mulher procurava, comprei-os com a intenção de montar um grupo de estudos, mas meus planos mudaram e os livros ficaram encostados na minha estante. Tenho a intenção de vendê-los em algum sebo, mas até agora não tomei nenhuma providência.

Bem, diante desta incrível coincidência, meu intrometido espírito de colaboração disse à mulher que eu tinha o livro e poderia vende-lo. Com ar de desconfiada, a mulher esquivou-se do assunto dizendo que estava sem tempo. Terminei minha compra, despedi-me da mulher e fui embora.

Eu já havia atravessado as largas avenidas da Praça João Mendes, bem no centro de São Paulo, cheias de carros e pedestres por todos os lados, quando encontrei a mesma mulher entrando numa farmácia. Dei meu telefone a ela, para o caso dela se interessar pelo meu livro, e sai andando em direção ao escritório. Já tinha dado alguns passos quando o tal anjinho soprou no meu ouvido: - Não seja egoísta! O que você vai fazer com quatro livros iguais? Dê um livro a esta senhora.

Antes que eu pudesse me animar com a idéia, o diabinho discordou: - Está louca! Você não separou aqueles livros para vender no sebo? Pois então, eles podem lhe render algum dinheiro.

Continuei andando em direção ao escritório, mas o anjinho não desistiu: - O sebo paga tão pouco, e aquela senhora parece tão simples, certamente ela fará um ótimo uso do seu livro. Não seja egoísta! Volte lá e dê o livro a ela.

Não tive nem tempo de pensar e o diabinho entrou em ação: - É verdade que o sebo paga pouco, mas, e daí. Com a venda dos três livros você poderá comprar um livro que não leu ainda. Não seja boba, venda seus livros no sebo.

Pronto, o conflito estava formado dentro de mim. Fiquei parada na calçada sem saber o que fazer. De repente, num gesto rápido e decidido, dei meia volta e fui até a farmácia na esperança de encontrar a mulher. Ao vê-la na fila do caixa fiquei satisfeita, corri até ela e disse que decidira dar-lhe o livro. Ela abriu um grande sorriso e mostrou no semblante uma mistura de espanto e alegria.

Com o livro entre os dedos, Maria foi embora feliz, mas posso lhe garantir que a maior felicidade foi a minha, por ter vencido um dos meus instintos inferiores. O egoísmo é uma grande chaga da humanidade, boicota a aquisição de virtudes e retarda a nossa evolução.

Eu sei que a transformação moral leva tempo, é construída aos poucos, mas não podemos desistir desta nobre edificação, nem que seja para colocarmos um tijolinho de cada vez.



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

0 comentários. Comente também.:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...