sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estilos Literários

Você sabe a diferença entre prosa, poema e poesia? E entre conto, crônica e romance? Pois é, são tantos os estilos literários que a gente até se confunde. Quando resolvi participar do concurso literário promovido pelo blog "Um pouco de mim", me dei conta de que não sabia quase nada sobre estes estilos.

Como poderia escrever um conto, um poema, ou uma crônica, se eu não conhecia a estrutura de texto necessária a cada um deles? E o poema, precisa ter rima ou não? Que estilo literário eu deveria escolher? Bem, foram tantas as dúvidas que precisei pesquisar um bocado, e agora que aprendi um pouquinho compartilho aqui com você.

O que é prosa?
É um texto disposto em parágrafos, escrito em linhas contínuas. A prosa é o veículo natural das narrativas encontradas nos contos, nas crônicas e nos romances.

O que é poema?
É um texto disposto em versos, onde cada verso ocupa uma linha, seja com uma palavra ou segmento de palavras. O conjunto de versos chama-se estrofe, podendo ter rima ou não. Um soneto, por exemplo, é um poema que apresenta quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos). O poema é uma obra de ficção porque quem se expressa não é o autor, mas o “eu poético” do autor. No poema sempre há poesia.

O que é poesia?
É a emoção transmitida em uma obra. O professor Ricardo Sérgio explica isto muito bem, ele diz que "se usarmos uma flor para exemplificar esta definição, podemos dizer que a parte física da flor (caule, folhas e flor) é o poema, e o perfume que exala da flor é a poesia". O poema refere-se à forma ou estrutura do texto, enquanto a poesia refere-se ao conteúdo. A poesia tem um caráter imaterial e transcendente, podendo ser encontrada em diversas manifestações artísticas, como a pintura, a música, a dança, etc. A poesia pode estar presente também num texto em prosa.

O que é crônica?
É um texto curto e leve, que se utiliza de personagens tipo para relatar assuntos corriqueiros do cotidiano. Os acontecimentos diários constituem a base da crônica. O tom de protesto ou argumentação, além da crítica, ironia e humor, sempre estão presentes numa crônica. A crônica é diferente do texto informativo porque contem a opinião pessoal do autor sem buscar a exatidão da informação, podendo até conter elementos de ficção. Geralmente a crônica trata de um tema da atualidade, variando em torno de uma realidade social, cultural ou política, sempre expresso de forma original e individual. É por isso que vários autores podem falar sobre um mesmo tema de forma completamente diferente, tudo depende da ótica do autor. O cronista expõe a sua forma pessoal de compreender o mundo, e faz isto numa linguagem simples e espontânea, quase oral, possibilitando ao leitor se identificar com o autor. Em geral, os personagens de uma crônica não têm nomes definidos: é o garoto, a moça, o carteiro, a velha, o soldado, etc. O objetivo da crônica não é informar, mas emocionar o leitor, fazê-lo refletir, por isso não há um desfecho.

O que é conto?
É uma obra de ficção de pequena extensão, escrita em linguagem simples, direta e dinâmica. Seus ancestrais são a lenda, a parábola e o conto de fadas. Geralmente o conto tem um só conflito, girando em torno de um único personagem, responsável pelo âmago da estória. Embora a narração apareça em quantidade bem reduzida, o diálogo é a base expressiva do conto. A descrição de ambientes e personagens deve ser evitada, já que a grande característica do conto está na sua forma enxuta e concisa. O conto deve ser enigmático e surpreender o leitor.

O que é romance?
É uma obra de ficção longa e complexa, com vários personagens, permitindo ao leitor se aprofundar na trama e conhecer bem cada personagem. A personalidade e características de cada personagem, principalmente dos protagonistas, são descritas de forma tão minuciosa, que ao final do romance nos sentimos quase íntimos deles. As histórias secundárias são necessárias para compor a elaborada trama de um romance, por isso a quantidade de personagens é bem grande e os cenários são bem variados. Este é um gênero tipicamente narrativo, assim como a novela e o conto. O romance não é, necessariamente, uma história de amor, ele não precisa contar a história de um casal apaixonado. Há romances em que o enredo é uma aventura, ou um drama, um suspense, uma comédia, etc.

O que é cordel?

Os cordéis são poemas e histórias rimadas, escritos em livretos com poucas páginas, vendidos pelo próprio autor em feiras populares. Ganhou o nome de cordel pelo modo em que eram comercializados: pendurados em barbantes ou cordas formando um varal. No Brasil, a literatura de cordel tem suas raízes na cultura nordestina, mas o costume de vender os livretos pendurados em barbantes veio de Portugal, e destinava-se a aumentar a renda dos seus autores. Geralmente os folhetos de cordel são ilustrados em branco e preto, com a técnica da xilogravura (desenhos carimbados por meio de um molde de madeira). A linguagem usada no cordel é informal, despreocupada, e bem regionalista, por isso nem sempre foi respeitada. Hoje, o cordel é tão respeitado e valorizado, que conta com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, localizada no Rio de Janeiro.


*****

Agora que eu e você já conhecemos um pouquinho mais sobre estilos literários, vamos empunhar uma caneta e escrever um texto bacana para o concurso literário? Bem, eu estou super animada, e mesmo que o meu texto não seja selecionado para a publicação do livro a ser editado pelos organizadores do concurso, em breve irei publicá-lo aqui.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

3 comentários:

  1. Oi Dilti, tudo bem com você?
    Adorei as informações! Imagina se eu tenho condição de participar de um concurso desse?
    Eu me meto a escrever com o coração mas não entendo muito do riscado.
    Espero que você tenha sucesso na sua participação,aliás tenho certeza disso!!!
    Um grande abraço.
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Graça, os cordéis que a senhora escreve são lindos! Já tive a oportunidade de ler alguns em seu blog.
      Mas entendo o seu ponto de vista, a senhora gosta de escrever despreocupadamente, de acordo com os desejos do seu coração, não é?
      É por isso que seus textos sempre me emocionam. Minha querida, continue nos brindando com seus belos textos, sua sensibilidade é o que mais importa.
      Beijos, com carinho.

      Excluir
  2. Obrigada pelos esclarecimentos ! Ajudou muito.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...