terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sorte ou Azar?

Domingo, enquanto almoçava feliz com minha família, conversávamos sobre o fator sorte. O assunto corria em torno da seguinte questão: O que é mais vantajoso, ser inteligente ou ter sorte?

Parece óbvio que a pessoa inteligente tem maiores chances de se dar bem na vida, mas não se pode negar que muitos se deram bem porque a sorte ajudou. Depois de muitas ponderações chegamos à conclusão de que a pessoa sortuda é aquela que está preparada quando a oportunidade chega para ela. Sim, porque não basta você ter sorte, é preciso que você tenha meios para usufruir da sorte.

Minha vizinha era apaixonada pela linda casa amarela situada no final da rua. Durante anos desejou comprar aquela casa, mas seus proprietários jamais pensaram em vendê-la. Ainda que o dinheiro ajuntado por ela desse para construir uma casa igual, minha vizinha queria aquela, pois não existiam mais terrenos vazios no nosso bairro, e mudar de bairro estava fora de questão.

Eis que o improvável aconteceu. A família da casa amarela mudou-se para o exterior e puseram a casa à venda. Enfim, a oportunidade tão esperada pela minha vizinha chegou. Finalmente ela poderia comprar a casa dos seus sonhos. Acontece que ela não estava preparada para usufruir da oportunidade que batia a sua porta. Meses antes ela havia empregado todo o seu dinheiro em outro negócio.

Este, é apenas um exemplo de ordem material, mas sabemos que o “estar preparado” envolve também aspectos de ordem emocional, espiritual e intelectual. Mas, o que fazer para estar preparado quando a oportunidade chegar?

Na verdade a sorte não existe. Acreditar que algo nos acontece por sorte ou azar é o mesmo que admitir o acaso, e sabemos que nada acontece por acaso. Tudo é regido pelas Leis do Universo, e uma dessas leis é a Lei da Atração. Este é o segredo, o acaso não existe, tudo o que atraímos (sorte ou azar) é determinado por nossos atos e pensamentos.

A melhor forma de estarmos preparados para quando a oportunidade chegar, é cuidarmos dos nossos pensamentos, é darmos bom direcionamento aos nossos desejos, é respeitarmos a Lei de Ação e Reação, é mantermos nosso padrão vibratório elevado, é fazermos bom uso da Lei da Atração.

Tudo o que atraímos em nossas vidas está de acordo com a nossa sintonia, como acontece com as ondas do rádio. Se você não está satisfeito com sua vida, mude de estação, vibre em outra sintonia. Violência, acidentes, brigas e doenças, acontecem no padrão vibratório baixo, enquanto paz, harmonia e saúde, são resultados de elevados padrões vibratórios.

As pessoas consideradas sortudas são aquelas que possuem maior capacidade de sustentar, por mais tempo, o padrão vibratório elevado. Por isso a vida é feita de altos e baixos. Às vezes estamos sintonizados com boas vibrações, às vezes nossas vibrações despencam.

Você ainda acha que determinadas pessoas tem mais sorte do que outras? Ou você acredita que somos nós que atraímos tudo o que acontece em nossas vidas?

Vou de contar uma lenda que serve para ilustrar como a sorte, ou o azar, são bastante relativos. Tudo depende da leitura que fazemos dos acontecimentos da vida.

A LENDA DO VELHO LAVRADOR

Conta uma antiga lenda chinesa, que um velho lavrador tinha um único cavalo para cultivar os seus campos. Este cavalo era muito importante para ele, pois dele dependia o sustento da família. Um dia o cavalo fugiu para as montanhas. Sabendo disso, a vizinhança foi visitá-lo para lhe dar as condolências, lamentando a sua desgraça. E o lavrador, muito lúcido, lhes respondeu: “Pode ser sorte ou pode ser azar. Quem sabe?”

Uma semana depois, seu cavalo voltou das montanhas trazendo consigo uma manada de cavalos selvagens. Então os vizinhos correram para felicitá-lo, ao invés de um, agora ele teria muitos cavalos. E o velho apenas respondeu: “Pode ser sorte ou pode ser azar. Quem sabe?”

Quando o filho do lavrador tentou domar um dos cavalos selvagens, caiu e quebrou uma perna. Todos consideraram este acontecimento como uma grande desgraça, ainda assim o lavrador limitou-se a dizer: “Pode ser sorte ou pode ser azar. Quem sabe?”

Alguns dias depois, o exército chegou à aldeia recrutando todos os jovens que se encontravam em boas condições. Quando viram o filho do lavrador com a perna quebrada, o deixaram para trás. Naquelas condições ele não podia entrar no exército. Novamente o lavrador disse: “Pode ser sorte ou pode ser azar. Quem sabe?”

Esta lenda chinesa nos mostra que tudo o que, à primeira vista parece um contratempo, pode ter um desfecho positivo e ser uma boa oportunidade de crescimento. Mas mostra também que o que parece bom à primeira vista, pode no futuro trazer muitos dissabores.

Assim, parece-me que a posição mais sábia é confiarmos na Providência Divina e deixarmos que a vida nos mostre se é “boa sorte ou má sorte”.  Devemos ser gratos a tudo que nos acontece, lembrando que nós escolhemos nossos caminhos, e mesmo quando erramos, nunca estamos desamparados.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

Um comentário:

  1. Querida sobrinha !!!
    Quanta sabedoria nesta lenda.
    Acredito mesmo que por tudo que passamos tem a mão DIVINA.
    Obrigada por nos proporcionar algo tão belo para que possamos refletir.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...