segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Autoconhecimento - A chave do progresso individual


Você conhece as Leis de Deus? Sabe que elas são eternas e imutáveis como o próprio Deus? Então você sabe que estas leis são justas e perfeitas, e que regem a harmonia de todo o Universo.

As Leis Divinas foram tratadas por Allan Kardec na terceira parte de “O Livro dos Espíritos”, brochura publicada em 1857, contendo todos os princípios da Doutrina Espírita.

Com a coordenação de Allan Kardec e o concurso de diversos médiuns, os Espíritos Superiores trouxeram ensinamentos preciosos sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade.

Dentre estas leis está a Lei do Progresso, determinando que:

  • Tudo no Universo caminha para a Evolução.
  • Deus criou o homem simples e ignorante, mas o fez predestinado a perfeição. 

Isto quer dizer que queiramos ou não, o nosso destino é atingir a perfeição, e para isto precisamos realizar o progresso que nos cabe em cada uma das nossas encarnações.

Mas será que o homem consegue cumprir este desígnio de Deus? Certamente que sim, pois a Providência Divina dá ao homem todos os recursos necessários à sua evolução. O homem é um ser perfectível, cedo ou tarde alcançará a perfeição, impelido que é pelo instinto do progresso e da conservação.

Para ilustrar a afirmação acima, imagine o que você faria se encontrasse um enorme espinho cravado em seus pés. Como ninguém gosta de sentir dor, eu acredito que você se livraria do espinho o mais rápido possível. Pois bem, o desejo do bem-estar força o homem a tudo melhorar, e isto impulsiona o seu progresso.

Mas quando falamos em progresso, não podemos esquecer que há o progresso moral e o progresso intelectual, duas espécies diferentes de evolução. Nem sempre estes dois progressos caminham juntos, mas ambos são imprescindíveis à nossa evolução. Ou você já viu algum pássaro voando com uma só asa?

Se você esta se perguntando o que fazer para acelerar seu progresso e alcançar a perfeição a que está destinado, saiba que Kardec também fez esta pergunta aos espíritos que o assistiram na elaboração de O Livro dos Espíritos. O Livro dos Espíritos foi organizado na forma de perguntas e respostas. Ao todo são 1019 questões elaboradas por Allan Kardec e respondidas pela plêiade de espíritos superiores responsáveis em trazer ao mundo, as verdades do mundo espiritual.

Na questão 919 Kardec pergunta “qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal”, e o Espírito Verdade responde:

“Um sábio da antiguidade vo-lo disse - Conhece-te a ti mesmo”.

Este sábio era o filósofo grego Sócrates (469 – 399 AC). Considerado precursor da ideia Cristã e do Espiritismo, Sócrates dizia que “conhecendo a si mesmo o homem é capaz de promover sua autotransformação, modificando sua relação consigo próprio, com os outros e com o mundo”.

Então, Kardec aprofunda-se no assunto e pergunta qual o meio de conseguir o autoconhecimento, uma vez que há grande dificuldade em conhecer-se a si mesmo, e a resposta vem de Santo Agostinho:

Santo Agostinho (354-430)
 “Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra. Ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. Aquele que, todas as noites, recordar de todas as ações e pensamentos praticados durante o dia e interrogar de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo guardião que o esclareça, grande força conseguirá para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistirá. Examinai, pois, o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. A resposta vos dará, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precisa ser curado”. 

Portanto meu amigo, o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual, e ainda assim temos imensa dificuldade em nos conhecer. O pior é que esta dificuldade advém do nosso orgulho, que quase sempre prefere um elogio falso a uma crítica verdadeira. Fazemos questão de julgar e apontar o erro do próximo, mas não temos coragem de julgar a nós mesmos.

Admito que é bem difícil julgar-se a si próprio. Sei que a ilusão do amor-próprio sempre vai atenuar as faltas cometidas e torná-las desculpáveis. Sei que é justamente isto que faz com que o avarento se considere apenas econômico e o orgulhoso julgue que em si só há dignidade. Mas há um meio seguro de escapar a ilusão. Quando estivermos indecisos sobre o valor de nossas ações, devemos interrogar a nossa consciência, pois nela estão escritas todas as Leis de Deus. Em nossa consciência está o código que deve balizar o nosso comportamento.

Outra forma de descobrimos o erro em nós, é analisarmos como julgaríamos tal ação se praticada por outra pessoa. Se a censuramos no outro, não podemos tê-la como legítima em nós, pois Deus não usa de duas medidas na aplicação de Sua justiça. Aquele que tiver o desejo sério de melhorar-se, interrogue a sua consciência, e se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida.

Lembre-se sempre: Só podemos transformar aquilo que conhecemos. Jamais teremos acesso à verdade sem um exame de consciência, pois a descoberta da verdade não é produto do estudo, mas de uma prática acompanhada de constante reflexão sobre nossas ações.

Eu guardo a certeza de que fazer reforma íntima não é fácil, exige esforço e determinação, mas é o único caminho para a evolução espiritual. Também sei que o processo é longo, exige muitas encarnações, mas está ao alcance de todos nós. Aprendi que eu preciso trabalhar para que minha edificação fique sólida e segura, mesmo que eu só consiga colocar um tijolinho por dia. E por fim, sinto-me estimulada com a certeza de que qualquer caminhada, mesmo a mais longa, começa com o primeiro passo.


DICAS PARA CONSEGUIR FAZER AUTO-ANALISE
  • Ter humildade: “Sem humildade construímos virtudes que não temos, como se tivéssemos uma roupa para esconder as deformidades do nosso corpo”. (ESE, cap. 7 - item 11)
  • Compreender o próximo: Reconhecendo os nossos erros vamos compreender que assim como nós erramos, também o próximo que convive conosco tem a possibilidade de errar. “Quem estiver sem pecado, que atire a primeira pedra”. (Jesus, Evangelho João, cap.8 -ver. 1 a 10)
  • Interrogar a consciência: Será que hoje fui útil em todos os momentos que tive a oportunidade de ser? E se não fui, o que posso fazer para ser melhor amanhã? “O homem de bem interroga a consciência sobre todo o bem que fez e todo aquele que deixou de fazer, pois não basta não fazer o mal é preciso fazer o bem”. (ESE, cap. 17 - item 3)


SUGESTÃO PARA FAZER SEU DIÁRIO DA REFORMA ÍNTIMA

Faça os seguintes questionamentos diários:

  • Fiz mal a alguém?
  • Fiz mal a mim mesmo?
  • Deixei de fazer o bem a alguém?
  • Deixei de fazer o bem a mim mesmo?
  • Falei mal de alguém?
  • Pensei mal de alguém?
  • Desejei mal a alguém?
  • Qual meu estado emocional hoje? 

Identifique o motivo das suas atitudes e sugira ações para que você possa ser melhor amanhã.


Chico Xavier (1910-2010)

"Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter.(Chico Xavier)



Nota: Santo Agostinho tornou-se cristão aos 32 anos, depois de longos anos de incentivo por parte de sua mãe, que era cristã fervorosa e tornou-se, posteriormente, Santa Mônica. Mesmo sendo bispo por 34 anos, foi um homem em permanente batalha contra as suas próprias fraquezas e excessos. Demonstrou clara vocação filosófica desde que desejava compreender, através da razão, o conteúdo da fé. Depois do seu desencarne, tornou-se um dos maiores divulgadores do Espiritismo, pois sua alma, agora liberta da matéria, passa a enxergar a vida com os olhos do espírito. Santo Agostinho foi grande colaborador de Kardec nas obras da codificação, trazendo importantes instruções, por via mediúnica, acerca do mundo espiritual.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

4 comentários:

  1. Dilti, olá! Com o intuito de reflexão lhe pergunto: o que é perfeição? Qual é o nosso objetivo como seres, nosso lugar no universo e em sua evolução?
    A consciência possui valores balisadores com que nossa mente molda o comportamento, valores que dependem do grau de evolução do espírito.
    Existem inúmeros espíritos praticando o mal, e nisso reside o melhor que eles conseguem fazer para aquele momento. Quantos bandidos crêem que suas atitudes são corretas? Não sentem o mal que praticam, tal como certos políticos que roubam, "mas todo mundo rouba", e deformam a ética e evolução de um país por gerações? Difícil, não? Ô sementinha difícil de brotar no ser humano, alçar uma consciência plena de valores e atitudes nobres é uma conquista longa.
    E, novamente, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Caio, eu acredito que nós nunca paramos de evoluir, por isso encarnamos tantas vezes, para que tenhamos a oportunidade de nos melhorar.
    Quanto mais evoluímos mais próximos ficamos da perfeição, só encontrada nos espíritos puros (tipo Jesus Cristo).
    A respeito dos espíritos inferiores, que você se refere como espíritos que ainda praticam o mal, eles também vão evoluir, mesmo que isto demore muuuuuitas encarnações. A evolução dos espíritos é compulsória e está na Lei de Deus. Se considerarmos que vivemos num planeta de expiação e provas, não fica tão difícil entender os absurdos praticados por algumas pessoas.
    Compreender não significa concordar ou compactuar, mesmo porque não cabe a nós, julgar os atos de espíritos inferiores. Para isto existe a lei de ação e reação.
    Se conseguirmos cuidar da nossa evolução e da nossa melhoria interior, já está de bom tamanho, não acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah! Já estava me esquecendo...
    O que eu entendo por perfeição é o estado alcançado pelos espíritos puros que não precisam mais encarnar porque já venceram todos os vícios e defeitos que nós, espíritos em evolução, tentamos vencer. Os espíritos desta categoria só encarnam se assim o desejarem e, geralmente o fazem para cumprir uma missão de ordem Maior.
    Acredito que Jesus Cristo já tenha atingido a perfeição que nossa limitada capacidade de compreensão consegue assimilar.
    Sei que você já sabia tudo isto, mas já que perguntou...
    Beijão querido.

    ResponderExcluir
  4. Dilti, o que eu questiono é sobre o que vem "a posteriori" ao estágio que entendemos por perfeição, como o de Jesus. Sei que nossa compreensão não conseguiria atingir (imagina um homem das cavernas vendo nosso mundo atual). Minha "provocação" foi para reflexão - qual o sentido da existência? Já houve caso onde o indivíduo pirou tentando entender Deus e o universo!
    Viver, simplesmente, sem se preocupar; sentir e agir (com responsabilidade), entendendo que a Vida se encarrega de guiar-nos pela imensidão! Que desafio de fé!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...