sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A arte de amadurecer



Hoje eu li um depoimento na Internet que mexeu muito comigo. Um garoto apaixonado e desesperado, fazia um apelo para que alguém o ajudasse a amadurecer. Ele dizia que a garota dos seus sonhos não o aceitou como namorado por ele ser bobo e infantil. Então, ele termina o depoimento com a seguinte pergunta: “Como faço para amadurecer?”

Pobre garoto, ainda não sabe que só o tempo poderá dar-lhe esta resposta. Com o tempo ele vai aprender que só amadurecemos através das experiências vividas, e que esta vivência, quase sempre, traz sabedoria.

É comum imaginarmos que quanto mais idade mais experiências vividas, mas nem sempre é assim, algumas pessoas se recusam a “crescer” mesmo com os anos passando. Dizemos que estas pessoas têm a síndrome de Peter Pan, que não amadurecem porque não assumem responsabilidades, que não aprendem com as experiências vividas porque preferem fugir para a “terra do nunca”.

Porém, amadurecer não significa envelhecer, embora muita gente faça esta associação. Mesmo que o tempo passe, que nossa idade cronológica esteja avançada, podemos e devemos ter um espírito jovem. O tempo prejudica a beleza do corpo, diminui a vitalidade dos órgãos, mas o espírito jamais envelhece.

Há quatro anos, apesar da idade avançada (43 anos), também fiz muitos questionamentos sobre amadurecimento. Eu lidava muito mal com determinados assuntos e achava que isto era imaturo demais. Hoje penso diferente, aprendi que se sou imatura em determinadas áreas, sou bastante madura em outras. Minha análise considerou três importantes aspectos do amadurecimento: o amadurecimento emocional, o amadurecimento sexual, e o amadurecimento espiritual.

Pesquisando sobre amadurecimento aprendi que amadurecer é tornar-se maduro, aprimorado, aperfeiçoado. Amadurecer é tornar-se refletido. Então, adquiri o habito de refletir, e com isso percebi que meu amadurecimento é meio lento porque sempre fui muito poupada, desde a infância, por amor, eu sei. Fui a primeira filha, primeira neta, primeira sobrinha... A princesinha da família!

No caso do ser humano o amadurecimento acontece com os embates da vida, e até para poupar um filho é preciso saber que todo excesso é prejudicial. A criança muito poupada fica mimada, insegura, fraca e medrosa.

A sabedoria dos mais velhos é mesmo incrível! Lembro-me que minha avó paterna, aos olhos dos mais desavisados, era tida como uma pessoa muito simples, meio sem conhecimentos. Pura ignorância dos materialistas e insensíveis, pois na simplicidade de sua grande e generosa alma ela dizia para nós, crianças mimadas que choravam quando contrariadas: “Chora, mas pode chorar mesmo, pois chorar é bom pra fortalecer os pulmões”.

Minha avó era uma das poucas pessoas que não fazia todas as minhas vontades, e hoje entendo que aquela alma simples era sábia. Hoje aprendi que só podemos amadurecer se enfrentarmos nossas decepções, nossas frustrações, nossos problemas e dificuldades.

Ermance Dufaux, autora do livro Mereça ser Feliz, nos ensina que a pérola, uma das mais belas jóias naturais, é formada a partir do instante em que a ostra é agredida por algum agente externo. Neste momento a ostra libera uma substância chamada nácar, cujo objetivo é envolver aquele elemento agressor e protegê-la. O acúmulo de várias camadas de nácar, em movimentos concêntricos, depois de algum tempo, forma a pérola.

A felicidade é como a pérola que se forma dentro da ostra: nasce dos embates de cada dia no esforço da transformação interior. Ser feliz é estar bem consigo e com o mundo. Portanto, prossiga confiante na conquista de ti próprio, e guarda inabalável certeza que foste criado por Deus para ser feliz, na condição de “ostra da Terra” e pérola de Sua criação.

Pois é, depois de um tempo aprendi que amadurecer é refletir a vida construída, é viver com a sabedoria que só o tempo nos dá. Aprendi que o grande segredo é não deixar que experiências ruins e doloridas sirvam de desculpas para uma vida amarga, e para isto basta ter bom humor e capacidade para rir dos próprios fracassos. Viver com alegria está ao alcance de todos nós.

Aprendi que o erro faz parte do nosso amadurecimento, e que não deve ser encarado como um monstro condenado a viver em nossa memória, mas como um mestre, responsável por nossos aprendizados e nossas conquistas.

Aprendi que amadurecer é aceitar as rugas do rosto, as manchas senis da pele, a limitação implacável do corpo, sem perder o brilho no olhar, sem perder a alegria de quem ama a vida, sem “matar” a criança ingênua e feliz que continua sonhando dentro de nós. Amadurecer é simplesmente aceitar a vida com todos seus sabores e dissabores, nunca deixando de lapidar a alma, verdadeiro objetivo de nossas vidas.

Portanto meu amigo, não passe pela vida como mero expectador, aprenda com seus erros, transforme o limão em limonada, descubra o valor das quedas e das tentativas. Torne sua vida refletida. Amadureça e seja feliz!




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

3 comentários:

  1. Graças à Deus que existe pessoas que sabe transmitir algo que nós estávamos precisando ler.!
    Parabéns! Continue semeando que tem bastante gente precisando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Santos, é muito bom receber um comentário assim, me estimula a escrever mais. Um abraço, Dilti

      Excluir
  2. gostei muito!!!1vc é uma pessoa cheia de amor e luz

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, sua opinião é sempre bem vinda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...