domingo, 5 de maio de 2013

Será que a vingança compensa?


Alguns sentimentos só se dissolvem mesmo com o tempo, e a mágoa é um deles. Aos poucos, o tempo vai apagando do seu coração o mal que te fizeram, e você consegue até perdoar seus agressores. Ainda bem que existe o tempo, esse sábio conselheiro que nos faz refletir e esquecer as dores do passado.

Dizem que a vingança é um prato que se come frio, mas você pode mudar este ditado popular, e nem deixar que a raiva cresça dentro de você. Fique certo de uma coisa, o maior prejudicado quando planejamos uma vingança somos nós mesmos, pois este sentimento ruim nos contamina e se transforma em doenças. Fala sério, ninguém quer ficar doente por causa de um idiota que nos magoou. Então, a melhor solução é perdoar e esquecer.

É exatamente isto que eu tento fazer com uma colega de trabalho arrogante e insensível. Essa, ainda não aprendeu que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Ela trata as pessoas com tanto desprezo e arrogância, que chega a ser um desrespeito com a dignidade humana. Se você não se enquadra ao perfil dela, você é ignorado, ridicularizado, e tratado com aspereza. Parece que ela não conhece o significado das palavras fraternidade, humildade, tolerância, generosidade... Alguma qualidade ela certamente tem, pois ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim.

A última agressão moral que ela me causou, desequilibrou tanto o meu bom senso, que de repente me vi maquinando um jeito de dar o troco. Mas logo fui socorrida com a lembrança da parábola “O Mestre e o Escorpião”.

Esta parábola nos ajuda a aceitar os “escorpiões” que convivem conosco. Nos mostra que não podemos mudar a natureza de quem nos faz mal, mas podemos e devemos melhorar a forma como reagimos as agressões recebidas. 

Se você também convive com um “escorpião”, saiba que cada um dá aquilo que tem. Quem é gentil distribui gentilezas, quem é grosso dá coices e patadas. Cada qual conforme sua natureza. A vingança nunca compensa, ela retarda sua evolução, aumenta seus débitos com a vida, e coloca você na mira da lei de ação e reação.

Confira, abaixo, a parábola que aliviou meu coração e me ensinou que é bem melhor ser vítima do que ser algoz.

O Mestre e o Escorpião













Certo dia, ao passar por uma ponte com seus discípulos, um mestre oriental viu um escorpião se afogando.

Rapidamente meteu-se na água para salvar o bichinho, pegando-o com as mãos. Enquanto tirava o escorpião da água, o bichinho o picou, e a dor foi tanta que o mestre soltou o escorpião.

Caído novamente na água, o escorpião se afogava outra vez, enquanto o mestre tentava salva-lo. Novamente o escorpião o picou. Então, o monge correu até a margem do rio, pegou uma folha de árvore, e entrou na água de novo. Usando a folha de árvore o mestre conseguiu salvar o escorpião.

Os discípulos, que assistiram toda a cena, exclamaram penalizados:

- Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Deixasse-o se afogar, seria um a menos a machucar as pessoas. Ele não merecia sua compaixão. Veja como reagiu, picou a mão que o salvava!

O mestre ouviu todos os comentários e respondeu com bondade:

- A natureza do escorpião é picar, e isto não pode mudar a minha natureza, que é ajudar. Eu tenho que seguir a minha própria natureza, e não posso permitir que a natureza do escorpião altere isto.



*****


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cura Espiritual

Outro dia um amigo perguntou minha opinião sobre a cura através do magnetismo e mencionou uma famosa magnetizadora da Inglaterra, de nome Seka Nikolic. Então, entrei no site dela e pude ler que:
 ...“Passando as mãos sobre o corpo do paciente, pode-se identificar bloqueios de energia física e emocional. É assim que a magnetizadora trabalha para reequilibrar as frequências de energia natural do corpo, a fim de restituir a saúde e aliviar os sintomas negativos desse desequilíbrio energético. A cura acontece quando se consegue equilibrar os níveis estruturais dentro do indivíduo.”...


É claro que eu acredito nas propriedades curadoras do magnetismo, pois sendo eu espírita, conheço os benefícios do passe e a sua relação direta com o reequilíbrio energético do enfermo. Acontece que o principal ingrediente para a nossa verdadeira cura é a mudança de pensamentos e comportamentos. Precisamos mudar nossas velhas e viciadas atitudes.

Toda doença física tem sua origem no Espírito, é por isso que a sabedoria popular diz: “Mente sã, corpo são”. Os pensamentos negativos e as atitudes infelizes, que às vezes nem percebemos em nós, desarmonizam nosso fluxo de energia e causam as doenças físicas que nós pensamos ser culpa do nosso organismo e não das nossas atitudes.

As doenças realmente são causadas pelo desequilíbrio energético das pessoas. Mas pense bem, alguma coisa fez com que este desequilíbrio energético acontecesse. Este desequilíbrio tem que ter uma causa, não é?

É justamente isto o que eu quero te falar: O que desequilibra as energias naturais do corpo, e causam os mais variados tipos de doenças, são nossas atitudes erradas, nossos pensamentos errados, e nossos sentimentos errados. Mesmo que a gente não perceba, ou não queira admitir, nosso dia-a-dia é recheado de atitudes equivocadas, como as que vêm do orgulho, do egoísmo, do preconceito, da preguiça, da inveja, etc. Somos seres em evolução, e o estágio evolutivo em que nos encontramos ainda nos expõe a todos esses erros.

O Espiritismo nos ensina que nós somos o resultado de nós mesmos. Portanto, se as doenças são causadas por sentimentos desequilibrados, a cura real depende muito mais da mudança de atitudes, e da transformação interior, do que de curas espirituais ou magnéticas. Se acabarmos com a causa das doenças, elas não se manifestarão mais em nós. Não adianta ir no Centro Espírita tomar passe e continuar com as velhas e equivocadas atitudes, com os velhos e desajustados pensamentos, com os velhos e rancorosos sentimentos.

Entretanto, quando a doença já está instalada no organismo da pessoa, faz-se necessário uma intervenção efetiva para restaurar a saúde do paciente. Esta intervenção vem em primeiro pela medicina tradicional, por isso o médico e os tratamentos indicados por ele é de suma importância. 

Nunca abandone um tratamento médico por achar que o tratamento espiritual vai resolver seu problema.

Num segundo momento, o paciente pode procurar tratamentos alternativos, como o passe espiritual e o trabalho com magnetismo.


CONCLUSÃO

Eu acho sim que você deve procurar tratamentos alternativos para o seu problema, e o magnetismo pode ser um grande aliado da sua cura, mas reflita sobre a necessidade de mudar atitudes. Se esta transformação interior não ocorrer, uma doença que já foi curada pode até voltar, pois neste caso, a cura atuou sobre o efeito e não sobre a causa.

De experiência própria eu posso afirmar que a transformação interior não é fácil. Requer, em primeiro lugar, uma forte disposição interna (vontade real) e a consciência de que ela é possível e necessária. Junte-se a isto muita disciplina e perseverança, pois ninguém muda da noite para o dia, o trabalho é longo e constante. O caminho para esta transformação é muito pessoal, eu o encontrei no Espiritismo.

Eu me sinto realizada trabalhando em benefício do próximo. Estou aprendendo a reciclar valores, a trocar vícios por virtudes, a mudar comportamentos inferiores e cultivar os valores da alma. São muitas as oportunidades de evolução que a vida nos oferece. Não dá pra ser lagarta a vida toda, um dia a gente precisa se transformar, ganhar o céu, e voar livre como as borboletas.

Cada um deve encontrar seu próprio caminho, sem esquecer que somos responsáveis por nossas escolhas e por nossos equívocos. Talvez minhas considerações não façam eco em seu coração, mas você deve refletir, pesquisar, conversar com outras pessoas envolvidas neste assunto, e tirar suas próprias conclusões. Estou aqui para ajudar sempre.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...