domingo, 30 de dezembro de 2012

Como adicionar o “Poderá também gostar de”

O objetivo deste recurso é fazer com que o leitor fique mais tempo visitando um blog. Trata-se de um widget que adiciona imagens, no final de cada postagem, com links que levam à outras postagens do blog. Muitos blogueiros usam este recurso para despertar o interesse do leitor pelo seu blog.

Geralmente, estas imagens linkadas recebe o título de "Poderá também gostar de:", ou "Veja também:" e são muito úteis para divulgar os demais artigos de um blog, principalmente os antigos, que dificilmente seriam encontrados de outra forma.

Aqui no blog eu uso o LinkWithin, ele é grátis, livre de anúncios, não necessita de registro, a instalação é rápida, e se você não gostar do resultado poderá remove-lo com facilidade.


Veja na imagem abaixo o efeito visual deste widget.


Gostou? Quer colocar este recurso no seu blog? Então vamos lá, siga este tutorial que eu preparei para você.

ATENÇÃO:
Antes de começar, faça backup do seu blog, assim você não corre o risco de perder o blog se algo sair errado. Se você usa a plataforma Blogger, é só acessar a página Painel do Blogger e clicar em Definições / OUTRO / Ferramentas de blogue / Exportar blogue. Na janela que se abre clique em Transferir blogue. Pronto, backup feito!


Agora vamos adicionar o Widget.

TUTORIAL PARA A PLATAFORMA BLOGGER

1° Passo: Entre na página do LinkWithin e preencha o box que aparece na página inicial.

  • Na opção e-mail coloque o seu e-mail,
  • Em Blog link, coloque o endereço do seu blogue (http://seublogue.blogspot.com.br),
  • Na opção Plataforma escolha Blogger, se o seu blog for blogspot,
  • Em largura (ou width) escolha quantos artigos deseja que sejam sugeridos (3, 4 ou 5)
OBS.: Se o seu blog tiver fundo escuro, não esqueça de marcar esta opção. 


Se você não usa a plataforma Blogger, na opção "Platform" você deverá escolher “Other”, e o LinkWithin vai gerar um código HTML para você colar no seu blog. Neste caso, o Backup do Blog feito lá no começo será ainda mais importante.

Agora clique no botão Get Widget e será redirecionado para outra página.

2º Passo: Ao abrir a nova janela clique em Instalar Widget.


3º Passo: Outra janela se abrirá com o título de “Adicionar elemento de página”, onde você deverá confirmar em qual blogue deseja instalar o Widget (caso você tenha mais de um blogue). Depois de escolhido clique no botão Adicionar widge".


4º Passo: Está quase pronto, basta você clicar em “Guardar disposição” na página do Painel do Blogue que se abre.




CONSIDERAÇÕES FINAIS

A única desvantagem do LinkWithin é que os artigos sugeridos por ele nem sempre estão relacionados com o assunto da postagem atual, pois o processo de seleção é feito de forma automática, baseado em diversas informações como: título, palavras-chave, conteúdo, popularidade, entre outros fatores.

Tomara que este modo aleatório de mostrar os artigos relacionados seja corrigido em breve pelo LinkWithin, pois o recurso é muito útil. De qualquer forma vale a pena experimentar, eu já instalei o meu. Mas cuidado para não deixar a página muito pesada. Cada vez que adicionamos um widget no blogue o tempo de carregamento das páginas aumenta, por isso é necessário avaliar bem os widgets e não exagerar em sua quantidade.

Uma coisa é certa, este widgets vai ajudar muito a aumentar as visualizações de páginas do seu blog.



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Comprar pela internet é seguro?

Muita gente, mesmo sabendo dos riscos que se corre com as compras online, não resiste a tentação de comprar pela Internet. A facilidade em comparar preços, a chance de aproveitar as ofertas, e o conforto em fazer compras sem sair de casa são atrativos irrecusáveis aos adeptos do comércio eletrônico.

Fico imaginando a quantidade de pedidos gerados nas lojas virtuais de todo o Brasil no último Black Friday, que este ano aconteceu no dia 23 de novembro. O Black Friday é uma prática do comércio varejista que acontece há anos nos Estados Unidos, sempre na 4ª sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças. Este é o dia dos maiores descontos do comércio, e tem o objetivo de zerar os estoques antes de renová-los para as compras de Natal.

Você já deve ter ouvido falar dessa famosa liquidação que acontece uma vez por ano, quando os descontos chegam a 70% e as filas na porta das lojas começam na madrugada do dia anterior.

Aqui no Brasil este evento está em sua 3ª edição, já conquistou muita gente e movimentou milhões de reais no comércio eletrônico. No inicio acontecia apenas nas lojas virtuais, mas este ano se estendeu para algumas lojas físicas, assim como acontece nos Estados Unidos.

Mesmo sem os descontos do Black Friday, as vendas online aumentam a cada dia, principalmente nessa época de Natal. Pensando nisso, o Procon/SP lançou uma cartilha para você não se dar mal quando comprar nas lojas virtuais. Acesse aqui e confira.

Além dessa cartilha, o Procon/SP publicou uma lista com mais de 200 sites não recomendados para compras online. Nesta lista estão os campeões de reclamação por irregularidades na prática de comércio eletrônico, que vão desde a falta de entrega do produto adquirido até a ausência de resposta das empresas para a solução do problema.

Conheça os sites que devem ser evitados pelo consumidor em compras online clicando aqui.




As malandragens dos sites mal intencionados são muitas, como a maquiagem nos preços (quando eles sobem o preço para você pensar que o desconto oferecido está ótimo), ou sites de lojas que não existem. Por isso fique esperto, certifique-se de que está pagando um bom preço fazendo a pesquisa do mesmo produto em outros sites. Tome cuidado com sites fraudulentos, que ficam com o seu dinheiro e não entregam o produto. Desconfie de preços muito baixos e ofertas mirabolantes, elas podem ser as iscas dos golpistas. Nunca clique em links recebidos por e-mails desconhecidos, prefira digitar o endereço do site na barra de endereços do navegador. Cuidado com as senhas que você usa nos sites de compras online, elas nunca devem ser as mesmas senhas usadas nos bancos e cartões de crédito.

Outra dica importante é guardar os comprovantes eletrônicos (ou impressos) das compras realizadas, onde consta o número do pedido e o prazo de entrega do produto. Além disso, você pode pesquisar sobre a idoneidade da empresa em sites como o Reclame Aqui, que este ano já recebeu 700 mil reclamações sobre lojas virtuais.


Dicas para evitar prejuízo nas compras pela Internet
  • Evite compra por impulso. Verifique se aquele produto será realmente útil para você.
  • Pesquise o preço do produto em outras lojas, de preferência em três ou mais. 
  • Visite a página do fabricante, analise a descrição do produto e certifique-se de que ele atende as suas necessidades.
  • Procure a razão social da loja (CNPJ) e veja se ela tem endereço físico (loja de rua).
  • Confira a reputação da loja lendo o depoimento dos outros compradores e veja se a loja está registrada no Registro.br
  • Imprima e guarde todos os documentos de confirmação do produto.
  • Desconfie dos sites que não tem SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e disponibilizam apenas um número de celular como meio de contato.
  • Desconfie das lojas que oferecem o boleto bancário como única forma de pagamento.
  • Evite comprar em sites de lojas desconhecidas, mesmo que o site seja bonitinho, sem pesquisar antes a idoneidade da loja em sites como o Reclame Aqui.
  • Verifique se o endereço do site começa com https://, pois o “s” simboliza que a transação é segura e aparece o desenho de um cadeado fechado na barra de endereços.
  • Não faça compras a partir de computadores públicos (lan house, por exemplo).
  • Nunca digite a senha do seu cartão bancário ou de crédito, se algum site te pedir essa informação é quase certo que se trata de um golpe.
  • Mantenha seu computador com um programa de antivírus atualizado.

Se perceber que caiu em um golpe procure a polícia. Você pode procurar o Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e o Comitê Gestor da Internet (CGI), órgão que controla o registro de domínios no Brasil.

As compras pela Internet são práticas e rápidas, siga todas as dicas de segurança e boas compras!



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...