segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Redescobrindo São Paulo

Livraria Cultura - Conjunto Nacional - São Paulo
Numa cidade grande e dinâmica como São Paulo, é natural que as transformações urbanas acompanhem o ritmo acelerado que caracteriza essa imensa Metrópole.

Nos últimos quatro anos morei fora de São Paulo, e mesmo sem perder totalmente o vinculo, já que continuava trabalhando aqui, não pude acompanhar todas as mudanças desta surpreendente cidade. É por isso que agora, estando de volta, me sinto redescobrindo São Paulo.

Semana passada sai por aí, meio sem destino, e fui parar no conhecido Conjunto Nacional situado na avenida Paulista. Quem leu meu post anterior sabe o motivo deste meu passeio inesperado, que apesar de inesperado foi delicioso. Descobri que a tradicional Livraria Cultura, existente naquele endereço desde 1969, cresceu muito e se tornou uma das melhores livrarias de São Paulo. Num espaço lindo, com layout criativo e surpreendente, e acervo de tirar o fôlego, a Livraria Cultura tornou-se um passeio obrigatório para os leitores mais exigentes.

Seu diversificado catálogo conta com mais de dois milhões de títulos, além de CDs, DVDs, Blu-Rays, Games, eBooks, AudioBooks e Revistas. Além de promover palestras, concertos, noites de autógrafos, exposições temporárias, cafés filosóficos e noites de jazz, a megastore conta ainda com um aconchegante café e uma sala de teatro.

A nova Livraria Cultura, que descobri há poucos dias, foi inaugurada em maio de 2007, por ocasião das comemorações de seus 60 anos. Construída no espaço antes ocupado pelo histórico Cine Astor, o projeto tirou partido do piso inclinado da sala de projeção para criar uma identidade visual espetacular.

Uma das áreas da livraria é cheia de pufes, especialmente dedicados aos leitores que gostam de se esparramar enquanto degustam, sem compromisso, os livros que mais lhes interessam. Numa outra área da loja há um espaço destinado ao público infantil, povoado por dragões construídos em madeira, com a missão de estimular ainda mais a fantasia que as crianças encontram nos livros.


Li numa entrevista concedida por Pedro Herz, proprietário e presidente da Livraria Cultura, que mais do que conquistar consumidores, sua grande satisfação é formar leitores, mesmo acreditando que o verdadeiro hábito da leitura seja passado de pai para filho. Apesar da modernidade de suas lojas, ele não abre mão da atmosfera aconchegante existente em cada unidade, lugar onde você pode entrar e sentir-se acolhido.

A Livraria Cultura possui outras filiais em São Paulo, além de Brasília, Campinas, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. E, se estou fazendo propaganda gratuita da Livraria Cultura, é porque gostei muito de conhecer este novo espaço. O antigo Cine Astor, agora tombado pelo Patrimônio Histórico, tornou-se um rico e interessante espaço cultural na mais bela das avenidas de São Paulo. Vale à pena conferir.





É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os desafios da mudança

Para mim, as mudanças são sempre bem vindas, sejam elas físicas ou comportamentais, pois mudança significa movimento, e ninguém caminha pra frente sem sair do lugar.

Algumas pessoas resistem as mudanças porque temem o desconhecido, preferem o conforto e a segurança de uma situação sob controle, mesmo que isto represente a estagnação e a mediocridade. O progresso é lei da natureza. Olhe a sua volta, veja como tudo muda, tudo evolui, tudo se transforma. Pessoas que não admitem mudanças, além de nadar contra a correnteza, contrariam a evolução natural da vida e se privam de novas possibilidades.

A voz do povo diz que quem procura acha, e eu completo dizendo que sem o esforço da busca é impossível a alegria do encontro ou o prazer da realização.

Toda mudança traz desafios, e comigo não tem sido diferente. Há dez dias estou de volta a São Paulo e ainda sofro os efeitos da inevitável adaptação. Como se isto não bastasse, arrumamos uma faxineira que prefere trabalhar duas vezes por semana, num esquema de meio período por dia. Eu concordei e até achei bom, pois teríamos a casa limpa por mais tempo. O que eu não sabia é que ela trabalha das 16h às 21h.

Veja como foi que eu descobri o inusitado horário de trabalho da Euzimar: Primeiro dia de faxineira e eu louca para chegar do trabalho, tomar um banho gostoso e descansar na casa limpinha e cheirosa. Acontece que eu saio do trabalho às 17h e chego em casa as 17h30. Ao chegar em casa naquele dia eu quase cai dura. Euzimar estava no auge da limpeza e tudo estava de “pernas pro ar”. Meu apartamento é pequeno e eu não tenho a menor intenção de dividir espaço com baldes, vassouras e panos de chão. E agora, como vou sair dessa?

Bem, talvez eu encontre um curso legal pra fazer duas vezes por semana. Talvez assista todos os filmes que estiverem em cartaz na cidade. Talvez me encontre com um amigo diferente a cada semana. Ainda não sei. Embora não faltem em São Paulo opções que contemplam todos os gostos, bolsos, idades, interesses e necessidades, o que eu queria mesmo era chegar em casa e descansar.

Entretanto, mudanças são sempre bem vindas - lembra-se? – e eu espero sair desta com um saldo positivo. Não importa a revolução que elas causem em nossas vidas, o importante é que as mudanças estimulem a nossa evolução.

Na Internet há um texto genial incentivando a prática da mudança. É um poema intitulado “Mude”, usado de forma belíssima no comercial de TV que marcou os 25 anos da Fiat no Brasil. Apesar da controvertida autoria, ora atribuída a Clarice Lispector, ora atribuída a Edson Marques, vale a pena conhecer o texto. Confira e reflita.


Mude

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa, mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por um tempo o estilo das roupas.
Dê os seus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente pela praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama… depois, procure dormir em outra cama.
Assista a outros programas de tv, compre outros jornais… leia outros tipos de livros.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome um novo tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado… outra marca de sabonete, outro creme dental… tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente. Mude de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores de que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!


Segundo minhas pesquisas o autor deste poema é Edson Marques.



É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Você é insubstituível

Sim é verdade, nós vivemos num mundo cada vez mais competitivo e capitalista, precisamos “matar um leão por dia” para sobreviver nessa sociedade desigual, precisamos provar nosso valor a cada instante para conquistar espaço no mercado de trabalho, mas também é verdade que cada ser humano é único e especial.

A sabedoria Divina fez com que cada um viesse a esse mundo com um talento único, cabe a você descobrir e desenvolver o seu talento. Cada um é bom numa coisa. Mesmo que você ainda não saiba, há um potencial enorme dentro de você, só esperando ser regado para desabrochar e crescer.

Não existem pessoas fracassadas, o que existem são talentos mal direcionados, e se você não é bom naquilo que faz, talvez seja preciso mudar a rota e trilhar novos caminhos. Acredite em você! Deixe seu talento brilhar!

Não permita que as ameaças, os comentários negativos, a falta de credibilidade, o fantasma da rejeição, o medo do fracasso, e as pressões da vida moderna destruam o melhor que há em você. Seja o que só você pode ser!

Veja se a historinha abaixo te diz alguma coisa.

Na sala de reuniões de uma multinacional, o Diretor, nervoso, falava com sua equipe de gestores. Agitava as mãos, mostrava alguns gráficos, e olhando nos olhos de cada um ameaçava: - Lembrem-se de que ninguém é insubstituível. Isso mesmo, ninguém é insubstituível.

O silêncio pairava no ar. Aquela frase ameaçadora ecoava nas paredes da sala de reunião. Os gestores se entreolhavam e ninguém ousava falar nada. De repente, um rapaz levanta o braço e o Diretor se prepara para triturar o atrevido.

- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? – pergunta o Diretor, meio confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu Beethoven?

O Silêncio foi total e o funcionário continuou:

- As empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização, que quando sai um encontra-se logo outro. Então eu pergunto: quem substituiu Beethoven, Picasso, Albert Einstein, Santos Dumont, Garrincha, Elvis Presley, Tom Jobim, Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Monteiro Lobato, Os Beatles, Jorge Amado, Pelé, Paul Newman, Charlie Chaplin, etc.?

O rapaz fez uma pausa e continuou:

- Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostavam e o que sabiam fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. Eles mostraram que são sim insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos? De começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar o brilho dos seus pontos fortes ao invés de gastar energia reparando nos seus erros e deficiências?

Fez nova pausa e prosseguiu:

- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico e Elvis paranóico. O que todos querem é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis resultantes de seus talentos. Cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

E o rapaz continuou:

- Se um gerente ou coordenador ainda está focado em apontar as fraquezas de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico de futebol que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas, ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola, ou Beethoven por ser surdo, e o mundo teria perdido todos esses talentos.

Olhando a sua volta, o rapaz reparou que o Diretor olhava para baixo pensativo. Então, voltou a dizer nesses termos:

- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural das coisas, os rios seriam retos, não haveria montanhas, nem lagoas, cavernas, homens ou mulheres, nem chefes, nem subordinados, apenas peças. Eu nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões foi para outras moradas, ao iniciar o programa seguinte o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a partida do nosso irmão Zacarias, e hoje, para substituí-lo, vamos chamar... ninguém... pois o nosso Zaca é insubstituível." – concluiu o rapaz e o silêncio foi total.

(Adaptação do texto de Juliana Blazissa Stroppa)

Nunca se esqueça, você é um talento único, seja o que for que você faça coloque amor e alegria, e certamente ninguém te substituirá! Faça da crítica um degrau para a escalada do seu sucesso.


É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tarifas de Celular

Após quatro anos resistindo, semana passada eu mudei de endereço. Sai da pacata e encantadora cidade de Tremembé para morar em São Paulo, cidade das mil e uma possibilidades, cidade eclética que acolhe a todos que queiram se aventurar por seu mar de asfalto.

Eu adoro Tremembé. Talvez porque a Serra da Mantiqueira, que emoldura a cidade, encanta os meus olhos, ou talvez porque as lembranças da infância aquecem minha alma, não sei ao certo, mas tenho uma especial relação afetiva com a cidade onde cresci e finquei raízes.

Trabalho em São Paulo desde 1986 e estou bem acostumada ao seu ritmo frenético, este não tem sido o meu problema. Minha dificuldade agora é escolher a operadora onde vou comprar o meu novo celular. Sim, porque pagar roaming só porque meu número é de outra cidade não dá, concorda?

Com os altos preços cobrados pelas operadoras de celular, e o recorde de reclamações por serviços maus prestados, fica difícil optar por uma operadora sem antes pesquisar muito bem.

Pesquisei mas ainda estou em dúvida. Acredito que a VIVO realmente tenha maior cobertura e melhor sinal, mas os preços da TIM são muito atraentes. Uma coisa é certa, vou escolher entre VIVO e TIM.

Confira abaixo a tabela de tarifas que resultou das minhas pesquisas.

para ampliar a imagem clique com o botão direito do mouse e escolha abrir em outra guia.


Até pensei em comprar um aparelho dual chip, assim poderia ter um chip de cada operadora, ou um chip para cada DDD (011 em São Paulo e 012 em Tremembé). Porém, os aparelhos que encontrei não satisfazem meus desejos...hehehe.

Procuro um aparelho dual chip, quadriband nos dois SIM, com câmera de 5MP e flahs, MP3, FM, com 3G, Bluetooth, Wi-Fi, Touchscreen, TV digital e ótima bateria (ouvi dizer que a bateria dos aparelhos LG tem pouca autonomia). Será que existe o celular dos meus sonhos?? Se você conhecer me conta.

Para comprar um celular dual chip é preciso prestar muita atenção nos detalhes, pois não adianta ser dual se não for quadriband. Vai que ele não funciona justamente na freqüência da sua operadora... Alguns aparelhos são quadriband apenas em um dos SIM (slot do chip).

Veja as opções de aparelho que andei pesquisando.

para ampliar a imagem clique com o botão direito do mouse e escolha abrir em outra guia.


Espero ter ajudado você na escolha do seu próximo celular.




É muito bom compartilhar idéias com você, pode copiar a vontade, mas não esqueça de citar a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...